quarta-feira, agosto 08, 2018

Reeducandos do regime aberto e livramento condicional ganham curso de qualificação

Eles aproveitam a oportunidade para se qualificar e sonham em mudar de vida (Foto: Ray Evllyn)

Com o objetivo de oferecer aos reeducandos do regime aberto e livramento condicional a chance de voltar ao mercado de trabalho e diminuir a reincidência criminal, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Patronato Penitenciário, em parceria a Associação Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social (ABDESM) e emendas parlamentares promovem, desde segunda-feira (06), cursos profissionalizantes de eletricista predial, encanador e pedreiro revestidor.

Divididos em quatro turmas, 100 cumpridores participam das aulas na sede do Patronato, no bairro São José, área central do Recife. Cada curso tem 80 horas/aula entre teóricas e práticas que são realizadas de segunda a sexta-feira. Os alunos recebem fardamento, material didático, lanche e o cartão Vem carregado para custear as passagens.

“Um dos pilares da ressocialização é a qualificação profissional, estamos preocupados em atuar fortemente nesse aspecto, por isso retomamos hoje às aulas de qualificação, dessa vez salas de aula instaladas na nossa sede. Com essas novas salas, vamos poder atingir um número maior de pessoas e acompanhar de perto a execução”, frisa o superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis.

José Sandro, 28, é um dos alunos do curso de eletricista. “é uma oportunidade recomeçar, aprender coisas novas e buscar um emprego e garantir o sustento da minha família” ressalta.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO – Além de participar de cursos, os egressos do sistema prisional de Pernambuco que são assistidos pelo Patronato Penitenciário também ganham chances de trabalhar através de parcerias entre a SJDH e empresas públicas e privadas. Atualmente, a iniciativa já beneficia 655 cumpridores.

Texto: Aurélio Duvivier/Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário