sábado, julho 21, 2018

Petrolândia: Jovens voluntários realizam campanha de conscientização e educação no trânsito da cidade







Parece utopia para quem é motorista ou pedestre em Petrolândia, mas uma campanha voluntária idealizada por jovens petrolandenses quer criar o hábito de dar preferência ao pedestre que pisar na via.

''O nosso objetivo é fazer com que o motorista pare ao ver um pedestre na faixa ou fora, Assim, respeitando a todos e preservando a vida. Mas é claro que o pedestre também precisa respeitar a sinalização e atravessar na faixa, sempre que ela existir”, explica um dos voluntários

Os jovens ainda relataram a nossa reportagem que dos 100% dos carros que passaram na Avenida dos Três Poderes, no centro de Petrolândia, na manhã desta sexta-feira (20), apenas 19% pararam na faixa.

Veja os direitos e deveres dos pedestres
O Código de Trânsito Brasileiro determina quais são as leis de trânsito que os condutores devem cumprir. Quando algumas dessas regras é descumpridas, podem ser aplicadas penalidades legais, mais conhecidas como multas.

Porém, o que muita gente esquece é que não são apenas os motoristas que devem cumprir com a legislação vigente. Para que uma cidade possa ser organizada e diminuir os riscos de acidentes automotivos, os pedestres também precisam cumprir com algumas regras.

Eles não podem andar em qualquer lugar e nem fazer o que bem entender. Por isso, é preciso conhecer bem os direitos e deveres dos pedestres para que nenhuma dessas regras sejam descumpridas e a vida das pessoas não seja colocada em risco.

Obrigações dos pedestres
– Olhar para os dois lados antes de atravessar uma via;
– Aguardar a passagem do veículo ou que ele pare;
– Atravessar sempre em linha reta, pisando firme sem correr;
– Olhar atentamente para os lados ao descer de um carro ou ônibus e esperar sempre que o veículo saia para então atravessar a via;
– Atravessar sempre andando na faixa de pedestres.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário