segunda-feira, novembro 06, 2017

Estudantes da Rede Estadual de PE são selecionados para o Programa Jovens Embaixadores

Eles viajam em 2018 para os EUA.

Dois dos 50 jovens selecionados para o Programa Jovens Embaixadores 2018 são da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Abraão José da Silva, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santos Dummont, no Recife, e Alice Aurora de Melo Santana, da Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns, integram o grupo de jovens que passará três semanas nos Estados Unidos, em 2018, onde fará um intercâmbio estudantil, participará de reuniões com autoridades do governo americano e líderes comunitários, além de visitar e conhecer projetos sociais do país.

A viagem está marcada para janeiro de 2018. Nos EUA, os jovens farão um intercâmbio de três semanas e ficarão hospedados em casas de famílias. Dentre alguns critérios utilizados para selecionar os estudantes, está o fato de o jovem ser um exemplo em sua comunidade em virtude de sua capacidade de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Alice cursa o terceiro ano do Ensino Médio e desde o primeiro tentava entrar no programa. Segundo ela, os motivos para desistir foram muitos, mas o sonho de conhecer os Estados Unidos e fazer um intercâmbio falou mais alto que as dificuldades. “Nesse tempo tentando entrar, eu fiz uma auto avaliação e melhorei o que tinha para melhorar. Me empenhei mais no meu trabalho voluntário, estudei mais, me tornei uma estudante melhor e uma Alice melhor”, conta.

Do intercâmbio, a adolescente de 17 anos pretende trazer as melhores experiências. “Eu estou muito animada com a notícia. Quero aprender mais a lidar com pessoas, quero trabalhar com elas, descobrir mais sobre diplomacia, fazer novos amigos, aprimorar meu inglês e viver esse sonho”.

Desde 2003, 522 jovens brasileiros já participaram do programa, que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e Boeing Brasil. Hoje, o Programa Jovens Embaixadores é realizado em todos os países do continente americano e conta ainda com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina.

SEI-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário