quarta-feira, setembro 06, 2017

UPAE Garanhuns passa a atender estudantes da Rede Pública Estadual no Projeto Boa Visão


Em junho, o Projeto Boa Visão realizou mutirão oftalmológico em Garanhuns, atendendo mais de 5,5 mil estudantes e entregando, gratuitamente, 3,2 mil óculos para esse público, oriundo dos 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde (Geres). Agora, a iniciativa será realizada de rotina na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Garanhuns.

Os primeiros 45 atendimentos foram realizados na última quinta-feira (31.08) no período da manhã, a estudantes da Escola Simoa Gomes, localizada na Cohab II, em Garanhuns. A partir de outubro, serão 180 consultas mensais voltadas para os alunos da rede estadual de educação da região. O Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco, gestado pelas secretarias estaduais de Saúde e Educação e criado em 2012. O Projeto busca melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e dos profissionais da educação, contribuindo para aumentar o rendimento em sala de aula, evitando a evasão escolar.
As coordenações da UPAE Garanhuns recepcionaram os estudantes, que chegaram com supervisão de servidores da escola, representantes da GRE-Agreste Meridional, V GERES e da coordenadora do Projeto Boa Visão da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mayra Ramos.

Os estudantes Everton, Tatiane e Diogo foram dos primeiros da fila. O trio cursa o 9º ano do fundamental, moram no mesmo bairro da escola e relataram a importância e agilidade para fazer a consulta. O coordenador da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, acompanhou todo o processo de recepção até a consulta. "Trata-se de uma grande ação social. Geralmente dependia dos pais estas consultas e muitas vezes só se percebia de forma tardia a necessidade dos óculos. Agora o próprio governo, desde as escolas, passando por GRE, GERES e UPAE, até chegar no Lafepe, vai usar sua rede de assistência em saúde e educação para proporcionar o transporte, a consulta e os óculos a todos que precisarem. É de fato uma grande ação que gera de imediato uma melhora no rendimento escolar mas também na qualidade de vida destes jovens", afirma o gestor.

SAIBA MAIS: Antes da consulta na UPAE, os pacientes passam por uma triagem prévia na própria escola. Essa triagem é feita pelos profissionais de cada unidade, que são capacitados para verificar os estudantes que aparentam ter algum problema ocular. Na UPAE, os alunos serão vistos por um especialista e realizarão exames complementares. Caso seja indicado, os óculos são entregues, gratuitamente, pelo Lafepe.

Vox Comunicação
Com informações da SES/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário