terça-feira, maio 30, 2017

Petrolândia: Conclusão de curso para auxiliar de saúde bucal (ASB) é realizado no Centro Cultural


Fotos: Assis Ramalho

Foi realizado em Petrolândia, na última sexta-feira (26), a conclusao do curso de aperfeicoamente para auxiliar de saude bucal (ASB), com o tema Viver sem Limites. O evento. que foi realizado no auditório do Centro Cultural, foi proporcionada pela Escola de Saúde Pública de Governo de Pernambuco, com apoio da VI Regional de Saúde, ministrada pela dentista especialista em saúde pública, Socorro Vidal.

O evento também contou com o apoio da Secretaria de Saúde de Petrolândia, que esteve representada pelo secretário de saúde Pedro Nogueira e pela diretora do Hospital Municipal, Lívia Leite. Também presente ao evento o prefeito do município, Ricardo Rodolfo.

Participaram da conclusão; profissionais de Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Inajá e Manari. Logo após palestras e diplomação, em clima de diversão, aconteceu troca de presentes entre amigos secretos do grupo.

Ao destacar a importância do auxiliar de saúde bucal na área de odontologia, a dentista especialista em saúde pública, Socorro Vidal, afirmou que o objetivo do curso é qualificar o auxiliar de consultório dentário atendendo as exigências legais, de forma a ampliar as ações educativas e preventivas na área de saúde bucal. “Os alunos adquiriram conhecimentos como preparar o paciente para o atendimento, auxiliar o dentista, manipular materiais de uso odontológico, fazer a desinfecção e esterilização dos instrumentos utilizados, entre outros procedimentos”, explica a dentista.

Ver fotos > Conclusao do aperfeicoamento para Auxiliar em Saude bucal realizado em Petrolândia no Centro Cultural   
      
Sobre a profissão
Em dezembro de 2009 o Presidente Luiz Inácio da Silva assinou a lei  Nº 11.889 que reconhece as profissões de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e Técnico em Saúde Bucal (TSB). Embutida na Lei que regulamenta estas profissões está a obrigatoriedade das pessoas que desempenham estas funções terem seu registro no Conselho Regional de Odontologia do Estado onde desempenhem esta função.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário