quarta-feira, março 08, 2017

Cepe lança conjunto de obras sobre a Revolução de 1817

Os dois primeiros livros da editora sobre o histórico episódio, um deles escrito por um dos participantes, serão lançados às 17h deste domingo (12.03), no Museu da Cidade do Recife

Considerada pelo historiador Oliveira Lima “a única revolução brasileira digna desse nome”, a Revolução Pernambucana de 1817, apesar de ter concorrido fortemente para a ideia de um Brasil independente e soberano e para a implantação de uma nova ordem política e social, ainda não tem, em termos nacionais, recebido o reconhecimento que merece a sua importância histórica.

Colaborando para tornar esse episódio histórico mais conhecido e valorizado, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) lançará um conjunto de obras ao longo deste ano, entre as quais estão novos títulos e livros raros. Entre as obras há muitos anos fora de catálogo figura História da Revolução de Pernambuco em 1817, de Francisco Muniz Tavares, religioso que participou ativamente da insurreição, o que resultou em muitos meses de prisão. Lançado originalmente em 1840, o livro tem notas do historiador Oliveira Lima.

Na relação dos inéditos está ABCdário da Revolução Republicana de 1817, produzido em parceria pela Cepe e a Prefeitura do Recife e organizado por Maria de Betânia Corrêa de Araújo, diretora do Museu da Cidade do Recife, onde os dois livros serão lançados às 17h do próximo domingo (12.03). Antes dos lançamentos, haverá, às 16h, a abertura da exposição 1817 – Revolução Republicana, ação conjunta do Museu e do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP). Haverá também a apresentação da Suíte do Bicentenário da Revolução de 1817, composta por Múcio Callou.

Outro lançamento da Cepe dentro da programação comemorativa do bicentenário da Revolução é o livro 1817 e outros ensaios, com organização dos historiadores Antônio Jorge Siqueira, Flávio Teixeira Weinstein e Antônio Paulo Rezende e textos produzidos por vários especialistas, como Sylvia Costa Couceiro, José Luiz da Mota Menezes e Gonçalo de Barros Carvalho e Mello Mourão. A editora também lançará um álbum em quadrinhos com 104 páginas, intitulado 1817 – Amor e revolução, que tem roteiro de Paulo Santos e desenhos de Pedro Zenival.


SERVIÇO
Lançamento dos livros História da Revolução de Pernambuco em 1817 e ABCdário da Revolução Republicana de 1817
Quando: domingo, 12.03.2017
Horário: 17h
Onde: Museu da Cidade do Recife
Endereço: Praça das Cinco Pontas, s/n, bairro de São José

Assessoria de Imprensa Cepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário