quinta-feira, fevereiro 02, 2017

IPA promove curso para instalação de Horta Mandala/PAIS na Zona Rural de Paulista, na RMR

Foto ilustrativa

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), iniciou o curso de Instalação de Horta Mandala/PAIS, no mês de janeiro, no sítio da agricultora Jandira Belmira, na Mata do Ronca, Zona Rural de Paulista.

Participam do curso dois técnicos da prefeitura de Paulista; quatro representantes da Empetur, que integram a equipe responsável pela horta do Centro de Convenções, e seis agricultores de base familiar daquele município. Eles vivenciam, na prática, o passo a passo de instalação de uma horta orgânica e deverão ser futuros multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

A mandala está em uma área de 30 metros quadrados, possui sete círculos (canteiros) e tudo com investimento próprio. Para comprar os materiais e arar a terra, Jandira fez um financiamento no BNB no valor de R$ 4 mil reais. Com isso, ela deverá incrementar a renda, visto que ela vai passar a cultivar hortaliças em uma área muito maior do que os canteiros que ela tem atualmente, que não chegam a 15 metros quadrados. O IPA também deverá utilizar a horta como Unidade Demonstrativa.

A iniciativa é dividida em quatro fases: escolha do terreno; preparação dos canteiros; adubação orgânica e compostagem e, por último, plantio e irrigação. Foram concluídas as fases 1 e 2. Este mês, será dada continuidade aos trabalhos da terceira fase. A ação conta com parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Paulista; Associação dos Proprietários e Produtores Rurais da Mata do Ronca e APIME (Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores).

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário