terça-feira, janeiro 24, 2017

Ação da PRF e MPT alerta sobre o trabalho escravo na BR 101

Durante a ação serão repassadas informações e distribuído material informativo sobre o assunto (Foto:PRF/Divulgação)

Um comando educativo com o objetivo de alertar a população sobre o trabalho escravo será realizado na manhã da próxima quarta-feira (25), na Delegacia Metropolitana da PRF, localizada no Km 70 da BR 101, em Jardim São Paulo. A iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) ocorre na semana de combate ao trabalho escravo no país.

Em Pernambuco, o trabalho em conjunto tem contribuído para fiscalizar empresas que cometem infrações trabalhistas, sobretudo no polo gesseiro situado na região do Araripe, no Sertão do estado. A última operação realizada em outubro de 2016 fiscalizou 80 instalações prediais e fechou duas empresas que apresentaram diversas irregularidades.

Algumas situações devem ser observadas pelos trabalhadores antes de aceitarem uma proposta de trabalho, como: longos períodos de residência no local de trabalho, dívidas contraídas com o empregador desde o transporte, locais de trabalho de difícil acesso, transporte dos trabalhadores por longas distâncias, carteira de trabalho sem registro e a falta de equipamentos de proteção individual exigidos por lei.

Entre os anos de 2009 a 2015, a PRF e o MPT realizaram 233 operações específicas de combate ao trabalho escravo no país, que alcançaram 46.412 trabalhadores e resgataram 3.780 pessoas. Desse total, 56 vítimas tinham menos de 16 anos, 71 possuíam entre 16 e 18 anos e três eram estrangeiras.

Serviço: Comando de alerta sobre o trabalho escravo
Dia/Hora: 25/01/2017 – 8h
Local: Delegacia Metropolitana da PRF – BR 101, Km 70 (ao lado do Colégio Militar)

Polícia Rodoviária Federal - Núcleo de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário