segunda-feira, novembro 07, 2016

Gavião-caracoleiro resgatado na Mata Sul é encaminhado ao Cetas Tangara

Encontrada em Catende com problemas em uma asa, ave foi levada à CPRH nesta segunda-feira (7) e receberá cuidados, antes de ser devolvida à natureza (Foto: Divulgação/CPRH)

Um gavião-caracoleiro, também conhecido como gavião-bico-de-gancho, foi entregue, na manhã desta segunda-feira, à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e, após avaliação, encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), no bairro de Guabiraba, Zona Norte do Recife. Com uma asa machucada, a ave ­­- a primeira representante da espécie recebida pela CPRH - receberá cuidados e, após recuperação, será devolvida à natureza. Ela estava muito arisca na chegada, o que é visto por técnicos como um bom sinal - indicativo de que não estava em cativeiro.

De acordo com as informações passadas à Agência, o gavião caracoleiro foi resgatado por agentes da Polícia Rodoviária Federal no fim de semana, em situação de maus tratos, sendo alvo de badoques usados por menores, em Catende, município da Mata Sul do Estado, a 142 quilômetros do Recife. A espécie (nome científico Chondrohierx uncinatus) habita áreas florestais e pantanosas, medindo entre 39 e 51 centímetros e pesando entre 215 e 272 gramas (macho) e entre 235 e 360 gramas (fêmea).

Outra espécie levada à CPRH nesta segunda foi um carcará (Caracara plancus), encontrado numa trilha em área próxima ao Engenho São Salvador, município do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Por encontrar-se com parte de uma asa colada por uma substância escura (possivelmente vítima de uma armadilha), também foi encaminhado ao Cetas da CPRH.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário