quinta-feira, outubro 13, 2016

Estudantes do Ensino Médio pernambucano apresentam aplicativo para combate ao Aedes aegypti


O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, recebeu na manhã desta quinta-feira (13.10), no gabinete da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi, alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Desembargador Renato Fonseca. O grupo de estudantes do bairro de Jardim Brasil, Olinda, apresentou aplicativo criado para o combate do mosquito Aedes aegypti. A ferramenta poderá ser utilizada pela população para denúncias de foco dos mosquitos, acesso à informação como sintomas das arboviroses, prevenção, mapeamento dos criadouros e também sobre a malformação da microcefalia.

"É uma satisfação enorme receber jovens que estão colaborando com um projeto tão significativo e de grande importância para o Estado. Estão de parabéns, reconheço o trabalho e a secretaria está de portas abertas para agir em conjunto. Já estamos montando uma estrutura informatizada para que os agentes de saúde também sejam incorporados nesse processo e isso será executado ao longo de 2017", disse o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

O idealizador do projeto, Jeovani Cipriano, apresentou a interface do aplicativo, o passo a passo de como fazer a denúncia e o acesso para fazer o download da ferramenta para uso em Android e iOS. "O desejo de criar uma comunidade consciente e precavida ampliou nossos horizontes. Depois de realizar uma pesquisa e comprovar que as arboviroses estavam comprometendo o rendimento escolar dos nossos colegas, em função de faltas recorrentes, nós criamos um aplicativo para estimular a comunidade de Jardim Brasil 1 e 2 a denunciar focos do Aedes aegypti. Estamos felizes em sermos recebidos pelo secretário e sua equipe. Espero que possamos colaborar com nossa ideia", comentou o estudante.

O aplicativo Caça ao Aedes aegypti em Jardim Brasil já está disponível na loja virtual Google Store. Também estavam presentes na reunião, a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara, e a secretária executiva de Coordenação Geral da SES, Ana Cláudia Callou.

Secretaria Estadual de Saúde do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário