terça-feira, outubro 18, 2016

Tacaratu: Colorido dos ipês e flores deixa a cidade ainda mais bonita


Ipês amarelos floridos. O cenário característico do auge da primavera que começou no dia 23 de setembro ainda é destaque em pleno mês de outubro. A cidade de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, está ainda mais bela com a exuberância das árvores coloridas localizadas na praça da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, cartão postal da cidade.

Visitar Tacaratu, cidade vizinha a Petrolândia, e não fotografar pelo menos a Igreja de Nossa Senhora da Saúde, é como ir a Roma e não ver o Papa. O nome Tacaratu é de origem indígena, que significa "serra de muitas pontas ou cabeças", devido às muitas serras pontiagudas na região

O município era habitado primitivamente por índios Pankararus, Umaús, Vouvea e Geriticó, todos de língua Kariri. Estes índios foram aldeados em uma missão dos padres oratorianos, originando a Vila de Tacaratu. Existem registros da existência da Capela de Nossa Senhora da Saúde em 1752. Teve sua emancipação em 13 de Maio de 1954, desmembrando-se do município de Petrolândia.

A cidade é bastante conhecida por sua tecelagem, tendo ela grande importância na economia municipal. Um dos principais pontos de encontro dos moradores nos finais de semana é a famosa 'fonte grande, com uma bica de dois metros de altura. O município também tem algumas aldeia de índios, com cerca de 2.500 Pankararus, que vivem no Brejo dos Padres.

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário