domingo, setembro 25, 2016

Pernambuco recebe o VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

Evento, que acontece pela primeira vez na Região Nordeste, reunirá especialistas nacionais e internacionais

Com o tema “Primeira Infância: Prioridade Absoluta”, especialistas brasileiros e internacionais se reunirão no Recife para o VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, que pela primeira vez será realizado na Região Nordeste. O evento, nesta sexta edição, conta com o apoio do Governo de Estado, através do Programa Mãe Coruja Pernambucana, e ocorre nos dias 7 e 8 de novembro, a partir das 8h30, no Paço Alfândega, Bairro do Recife. Na ocasião, serão apresentadas experiências em diversos projetos relacionados ao desenvolvimento infantil.

A definição dos conteúdos abordados nas apresentações foi realizada por especialistas reunidos em comitê consultivo com representantes dos estados de Pernambuco (Programa Mãe Coruja Pernambucana), Ceará (IFAN, IPREDE e UFC) e Bahia (AVANTE e UFBA), além do Unicef. A abertura do evento será realizada pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, que falará sobre o panorama nacional para a primeira infância.

“A escolha da temática faz alusão à Lei 13.257/2016, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância, e representa uma oportunidade de debater os principais desafios para sua implementação”, explica o gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Eduardo Marino. “É preciso discutir também quais políticas públicas deverão ser prioritárias e quais mecanismos poderiam assegurar a qualidade dessas políticas”, complementa.

O simpósio, que ocorre este ano pela primeira vez fora da cidade de São Paulo, é organizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), uma iniciativa colaborativa formada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), Insper, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital Infantil Sabará. “Nós incentivamos a realização do simpósio em Pernambuco para diversificar e ampliar o acesso ao conhecimento sobre o desenvolvimento infantil na região Nordeste, além de fortalecer a ideia de que outras regiões do País possam abrigá-lo em futuras edições”, afirma a coordenadora do conselho consultivo do Programa Mãe Coruja Pernambucana, Bebeth Andrade Lima.

As inscrições, que são limitadas, estão disponíveis até o dia 6 de novembro de 2016, e podem ser realizadas pela internet, no endereço eletrônico simposio.ncpi.org.br.

O Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância é realizado desde 2011 e aborda temas relacionados como qualidade da atenção à primeira infância, o fortalecimento das potencialidades dos adultos para promover o desenvolvimento das crianças, entre outros, impactando profissionais do Brasil inteiro.

Serviço
Data: 7 e 8 de novembro de 2016
Horário 1º dia: 8h30 às 18 h
Horário 2º dia: 8h30 às 12 h
Local: Arcádia Paço Alfândega – R. da Alfândega, 35, Bairro do Recife, Recife – PE
Site para Inscrição: http://simposio.ncpi.org.br
Investimento: R$ 150,00

Conheça os palestrantes já confirmados:

Marcia de Castro

Professora Associada de Demografia na Harvard T.H. Chan School of Public Health e membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI). Lançou um esforço colaborativo para iniciar o primeiro estudo de coorte do nascimento desde o período pré-natal na Amazônia.

Isabella Henriques

Advogada e Mestre em Direito das Relações Sociais – Direitos Difusos e Coletivos – pela PUC/SP. Diretora de Advocacy do Instituto Alana, onde atua também como coordenadora geral do Projeto Prioridade Absoluta que tem a missão de promover a efetivação dos direitos das crianças no país, dando conhecimento do artigo 227 da CF.

Daniel Cara

Doutorando em Educação (Universidade de São Paulo – USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais (USP). Atualmente é coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (desde 2006). É blogueiro do UOL (Grupo Folha) e foi vencedor do Prêmio Darcy Ribeiro 2015.

Carla Peterson

Professora no Departamento de Desenvolvimento Humano e Estudos Familiares na Universidade do Iowa (EUA). Tem colaborado com investigadores de diversas universidades e agências de base e, atualmente, está dirigindo uma avaliação em programas de visitação domiciliar para mães e crianças na Primeira Infância no estado do Iowa. Dra. Carla Peterson foi editora da Young Exceptional Children e editora associada do Journal of Early Intervention.

Ricardo Paes de Barros

Professor da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e Economista-Chefe do Instituto Ayrton Senna. É autoridade mundial em questões relacionadas a educação, pobreza, desigualdade e mercado de trabalho e política social.

Patrícia Almdeida

Possui graduação em Pedagogia pela UNITAU, Mestrado e Doutorado em Educação pela UNICAMP. Fez pós-doutorado em Psicologia da Educação pela PUCSP, como bolsista FAPESP. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e atua na área de Educação com ênfase em Formação de Professores e Didática. É integrante grupo de pesquisa/CNPq que investiga a inserção profissional de egressos de programas de iniciação à docência.

Programação

DIA 1 (7/11)
08:30 – 09:00 Credenciamento
09:00 – 09:20 Abertura
Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
09:20 – 09:40 Primeira Infância: Panorama Nacional
Palestrante: Osmar Terra - Ministério do Desenvolvimento Social
09:40 – 10:40 Primeira Infância: Panorama Internacional
Palestrante: Gary Darmstadt (Universidade de Stanford)
Moderador: Eduardo Queiroz (Fundação Maria Cecilia)
10:40 – 11:00 Coffee Break
11:00 – 12:30 Desenvolvimento da primeira infância na diversidade e em contextos de vulnerabilidade
Palestrantes: Marcia Castro (Universidade de Harvard) e outros a confirmar.
Moderador: Euripedes Constantino (FMUSP)
12:30 – 14:00 Almoço
14:00 – 15:30 Qualidade como um direito
Palestrantes:
Carla Peterson (Universidade Estadual do Iowa), María Adelaide López (aeioTU, Colômbia)
Moderador: Lino de Macedo (Hospital Infantil Sabará/ Instituto PENSI)
15:30 – 16:00 Coffee Break
16:00 – 17:30 Formação dos profissionais da Primeira Infância
Palestrantes: Anna Chiesa (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo),
Patricia Albieri Almeida (Fundação Carlos Chagas), Sara Araújo Araújo (Politénico do Porto)
Moderadora: Beatriz Ferraz (Fundação Maria Cecilia)
17:30 – 18:30 Lançamento da Sistematização do Programa Mãe Coruja Pernambucana
Palestrante: Ricardo Paes de Barros (Insper), Tânia Bacelar (UFPE)
Moderador: a confirmar.

DIA 2 (08/11)
09:00 – 10:30 Advocacy para a Primeira Infância
Palestrantes: Daniel Cara (Campanha Nacional da Educação), Isabella Henriques (Instituto Alana), Leandro Machado (Cause)
Moderadora: Roberta Rivellino (Fundação Maria Cecilia)
10:30 – 11:30 Desafios para o estabelecimento de Políticas de Estado para a Primeira Infância no Brasil
Palestrantes: Ariela Luna (Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social - Peru),
Úrsula Peres (EACH/USP)
Moderador: Eduardo Marino (Fundação Maria Cecilia)
11:30 – 11:45 Conclusões
Eduardo Queiroz (Fundação Maria Cecilia)
11:45 – 13:00 Brunch e Lançamento de dois estudos produzidos pelo NCPI:
Funções Executivas e Desenvolvimento na Primeira Infância: Habilidades Necessárias para Autonomia e Importância dos Vínculos Familiares na Primeira Infância
Palestrantes: Joana Costa (IPEA) e Beatriz Abuchaim (Fundação Carlos Chagas).

SEI-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário