quarta-feira, julho 13, 2016

CPRH "embarca" nesta quinta 14 araras e 2 tucanos em voo com destino à Amazônia

Repatriação dos animais acontece nesta quinta (14) e vai devolver as espécies ao bioma de origem (Foto: Divulgação)

A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) promove o repatriamento de 16 aves nesta quinta (14). Ao todo, 14 araras e 2 tucanos, apreendidos em operações de fiscalização da Agência, serão enviadas de avião para Macapá, a fim de serem reintroduzidas em seu bioma de origem, a região amazônica. O "check in" dos animais será às 11h, no terminal de carga do Aeroporto dos Guararapes (Latam Cargo).

Após serem apreendidas pela CPRH, as aves passaram por um período de recuperação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), sob os cuidados dos biólogos e tratadores da Agência.

O período de "estada" dos animais no Cetas variou entre três meses e um ano. Algumas das aves já poderiam ter sido repatriadas, mas a CPRH encontrou dificuldades na resistência das companhias aéreas em realizar o traslado: apenas a Latam se disponibilizou, mas mesmo assim foi preciso esperar uma longa fila devido à demanda.

O "voo" será em quatro volumes e os animais viajarão sem a necessidade de serem sedados. Em Macapá, as aves serão recebidas por agentes do Ibama. O processo inclui ainda uma nova avaliação, seguida de um outro período de readaptação antes de serem devolvidas ao meio ambiente.

"Passageiros" do voo Recife-Macapá:

03 araras piranga (Ara macao, peso médio por animal: 1,2 quilo)
03 araras vermelha (Ara chloropterus, peso médio por animal: 1,5 quilo)
08 arara canindé (Ara ararauna, peso médio por animal: 1,2 quilo)
01 tucano toco (Ramphastos toco, peso médio por animal: 0.5 quilo)
01 tucano grande de papo branco (Ramphastos tucanus,peso médio por animal: 0.5 quilo)

Álvaro Maia/Núcleo de Comunicação Social - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário