domingo, junho 19, 2016

Primeiros Socorros: Choque elétrico. O que fazer?


Em caso de acidentes com choque elétrico é necessário rapidez na providência de um socorro para salvar a vítima. Para isso, é fundamental agir corretamente utilizando os procedimentos de primeiros socorros.

Procure livrar a vítima da fonte de corrente elétrica (tomada, fio, quadro elétrico, etc.) desligando, se possível, o disjuntor/chave geral e pedindo ajuda para chamar socorro médico especializado.


Afaste o condutor de eletricidade da vítima. Se não conseguir desligar a chave geral, tente esse afastamento através de objetos isolantes, tais como pedaços de madeira secos, tecidos secos, cano de plástico e sapatos com solado de borracha para que você também não receba a descarga elétrica.

Uma vez afastado do condutor, faça uma rápida inspeção visual no ambiente do acidente, certificando que não há riscos para a sua vida.

Inicie os procedimentos de primeiros socorros próprios para choque elétrico: desobstrua as vias respiratórias da vítima (vias aéreas: boca, nariz, garganta), garanta que não há corpos estranhos na boca da vítima, inicie a respiração de artificial (ATENÇÃO NA SUA PROTEÇÃO. DEVE SER UTILIZADO UM PROTETOR ENTRE SEUS LÁBIOS E A BOCA DA VÍTIMA) e, se for necessário, faça massagem cardíaca externa. A cada ciclo de respiração e massagem, refaça um nova avaliação na vítima, de forma a verificar se os sinais vitais apresentam reação (Pulso e respiração).

Como Fazer Respiração Artificial (Boca a Boca)?

1- Coloque a vítima em uma superfície plana e firme, incline sua cabeça para trás, para abrir as vias respiratórias. Retire próteses, dentaduras (se estiver fora do lugar), alimentos ou qualquer objeto que possa sufocar a vítima. (figura 1)


2- Certifique-se que a vítima não respira e aperte as narinas a fim de impedir a saída do ar. Tome fôlego, coloque sua boca sobre a boca da vítima e sopre até aparecer elevação do tórax (Utilizar sempre a sua proteção: EPI Próprio ou um pano seco). Em crianças (até 1 ano de idade) realize a respiração boca a boca-nariz (Utilizar sempre a sua proteção: EPI Próprio ou um pano seco).

3- Após 2 sopros iniciais, verifique (pela carótida) se há pulsação. Se não houver pulsação, realize mais 2 sopros e inicie a massagem cardíaca externa. Em adultos faça 15 compressões (massagens) e 02 sopros. Em crianças 05 compressões e 01 sopro. (figura 2) A cada ciclo de respiração e massagem, refaça um nova avaliação na vítima, de forma a verificar se os sinais vitais apresentam reação (Pulso e respiração).


4 - Se a vítima voltar a respirar e o coração voltar a bater, interrompa a massagem e a respiração, mantendo controle da situação, até a chegada do socorro médico especializado.

Como Fazer a Massagem Cardíaca?

Coloque a vítima em uma superfície plana e firme, em seguida, localize, com os dedos indicador e médio, Coloque os dedos indicador e médio na artéria carótida da vítima (localizada no pescoço, lateral esquerda) para sentir a pulsação. Se houver parada cardíaca, você não sentirá pulsação na artéria e as pupilas (meninas dos olhos) estarão dilatadas (figura 3), além de lábios e dedos sianozados (roxos).

Para localizar o coração, mova o dedo indicador na direção da garganta até o esterno (osso situado entre um peito e outro).

Coloque a palma da sua mão sobre o osso esterno e sua outra mão sobre a primeira. Os dedos não devem tocar as costelas.

Comprima o esterno, fazendo pressão suficiente para fazê-lo baixar mais ou menos 5 centímetros. Após cada compressão, relaxe a mão sem removê-la, para permitir a expansão do peito da vítima.


ATENÇÃO:

• Em crianças até 1 ano de idade, faça massagem utilizando o seu polegar.
• Em crianças de 1 a 8 anos, faça a massagem utilizando a palma da mão.

Quando interromper o socorro ?

• Se a vítima apresentar pulso/respiração;
• Se o socorrista se apresentar exausto;
• Ao entregar para socorro médico.

RELAÇÃO COMPRESSÃO X SOPRO

Adultos: 15 compressões e 2 sopros
Crianças: 05 compressões e 01 sopro.

Em casos de acidentes com energia elétrica providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante não tocar na vítima. Aguarde o socorro.

Celpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário