quinta-feira, junho 02, 2016

Afogados da Ingazeira: Biblioteca Municipal realiza projetos de incentivo à leitura

Oficina de contação de histórias para professores

A Biblioteca Pública Municipal de Afogados da Ingazeira vem realizando vários projetos permanentes de incentivo à leitura. Ações como “Dedinho de Prosa”, “Noite do Pijama” e o “Turismo Literário” tem propiciado a crianças e jovens um contato mais próximo com o fascinante mundo da leitura.

A Biblioteca fica no prédio da Prefeitura Municipal, com acesso pela parte de trás, na Rua Barão de Lucena, e funciona de segunda à sexta, das 8 às 17h. Conta com espaço para pesquisas, sala para leitura infantil, e com um acervo de quase três mil livros. Lá você também pode encontrar coletâneas com as obras de artistas e autores consagrados, como o pintor brasileiro Cândido Portinari e o pedagogo mundialmente conhecido, Paulo Freire. O espaço também conta com muitos livros de Direito, História, Psicologia, e também da Literatura Brasileira e Infantil.

A coordenadora da biblioteca, Sandra Carvalho, explicou as ações desenvolvidas: “O Dedinho de Prosa, o nome já diz, é um ‘tiquinho’ de conversa com os autores dos livros, e não só com autor, nosso sonho também é trazer artistas plásticos, fotógrafos... Eles virem aqui, sentar em uma mesa e conversar com os leitores sobre suas obras. A noite do Pijama é um evento lúdico, para que as crianças e os seus responsáveis vejam a importância da leitura na construção do imaginário infantil. A criança vem vestida de pijama e eu também, e conto histórias para elas. Também tem o Turismo Literário, as escolas marcam um horário, vem e trazem os alunos, e eles ouvem histórias e leem”, resumiu Sandra.

A coordenadora ainda deixou uma mensagem para os pais: “deem computador aos seus filhos, mas também deem livros, porque ler é tão importante como respirar. Porque tudo passa pelos livros, mesmo com tanta dificuldade no nosso país, quando você abre um livro você se encanta, você viaja”.

A biblioteca também promove oficinas de contação de histórias para professores da rede municipal de ensino.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário