sexta-feira, abril 15, 2016

Seminário Quilombola tem início em Penedo, AL

Fotos: Ascom CBHSF
 
Delegações dos estados banhados pelo rio São Francisco participaram, na noite desta quinta-feira (14.04), em Penedo (AL), da abertura do II Seminário Quilombola, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Na solenidade, o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, destacou o caráter democrático do CBHSF, motivo pelo qual promove o encontro quilombola, assim como realizou recentemente o seminário que reuniu os povos indígenas da bacia.

Miranda destacou a importância da preservação dos recursos naturais e a preocupação com a oferta da água de qualidade para usos múltiplos. “Estamos lutando para conseguir do poder público o tratamento diferenciado para o São Francisco, principalmente para os biomas da caatinga e do cerrado”, defendeu.

O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco e organizador do seminário, Cláudio Pereira, explicou que o encontro resultará na apresentação de demandas dos quilombolas, “que devem ser inseridas no novo Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco, em fase de finalização”, disse.

Representantes de órgãos, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), entre outros, participaram da solenidade de abertura do evento, que prossegue nesta sexta-feira (15.04) com discussões, apresentações e debates no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Penedo (Sindspen). O evento será encerrado no sábado (16.04), com uma visita à Serra da Barriga, no município de União dos Palmares (AL), que sediou o maior núcleo quilombola do país, o Quilombo dos Palmares.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Assessoria de Comunicação CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário