terça-feira, abril 05, 2016

Inscrição para concurso de polícias em PE começa nesta quinta (7)


O governo do estado publicou nesta terça-feira (5), no Diário oficial, detalhes do concurso para as Polícia Civil e Científica. São oferecidas 966 vagas . As inscrições começam nesta quinta-feira (7) e vão até o dia 26 de abril. Devem ser feitas apenas pela internet, por meio do site.

Do total de vagas, 650 são para a Polícia Civil. Dessas, 500 vão para agentes de polícia. Dos quais, 497 para candidatos com deficiência. Para o cargo de delegado há 100 oportunidades, sendo três para portadores de deficiência. E para escrivão, são 50 vagas, duas para deficientes.

A seleção terá várias etapas. Prova de conhecimentos, teste prático, avaliações psicológica e de capacidade física. As provas ocorrerão no Grande Recife, Caruaru, no Agreste, Serra Talha e Petrolina, no Sertão.

As taxas custam R$ 160 para agentes e escrivães. Candidatos ao cargo de delegado vão desembolsar R$ 200. O pagamento deve ser efetuado até 12 de maio.


A seleção para Polícia Científica disponibiliza 316 oportunidades, das quais 40 são para médico legista, 56 para perito criminal, 51 para perito papiloscopista, 73 cargos serão para auxiliar de legista e mais 96 para auxiliar de perito. Desse total, 18 oportunidades, em diversos cargos, são para deficientes.

Há um mês, o estado anunciou o concurso para soldados da Polícia Militar. As inscrições terminam no próximo domingo (10). Confira aqui o cronograma geral do concurso.

Trabalho
Após a posse, os novos servidores terão uma jornada de trabalho de 8 horas diárias ou 40 horas semanais, ressalvadas as especiais (em regime de plantão) que observarão a proporcionalidade limite de uma hora de trabalho, para três de descanso.

O concurso será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, da data da publicação até o resultado final dos exames, deve demorar cerca de um ano e meio para esse efetivo estar nas ruas de Pernambuco. "Um ano do processo desde o edital até o resultado, mais, pelo menos, quatro meses de curso. Então, arredondamos para um ano e seis meses", explicou.

Apesar da demora em, de fato, aumentar a presença policial no estado, o secretário acredita que o anúncio é um grande passo para o momento delicado da segurança pública em Pernambuco. "Mesmo com a crise que nós temos no país, mesmo com a queda de receitas, havendo essa necessidade de mais policiamento o edital foi sancionado", ponderou.

De 1º de janeiro a 28 de março, ocorreram em Pernambuco 1.031 homicídios. "A cada semana, nos reunimos para entender onde houve mais homicídios, se há um crescimento e entender qual a motivação. Com esses dados nós montamos um esquema que pode funcionar num mês e no outro não. Eles [criminosos] correm e nós corremos atrás. Nosso efetivo não é infinito. Nós temos que distribuir da melhor forma possível", completou o secretário.

Carvalho também comentou o episódio ocorrido no último sábado (2), quando uma turista foi esfaqueada durante um assalto nas proximidades do Porto do Recife, após desembarcar de um navio. O secretário afirmou que já determinou ao comando da Polícia Militar que reforce o policiamento e a inteligência na área para que os suspeitos sejam capturados.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário