terça-feira, março 29, 2016

CPRH itinerante inicia ações em Toritama nos dias 6 e 7 de abril


Nos próximos dias 06 e 07 de abril, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizará, sob a coordenação da Ouvidoria Ambiental, a campanha CPRH Itinerante, no município de Toritama, no agreste pernambucano. Com esta iniciativa, a autarquia tem como objetivos esclarecer à população o papel da estatal, informar sobre os caminhos para ser fazer denúncia de agressões ambientais e ainda registrar as denúncias que forem feitas no local do evento, que serão apuradas.

“A campanha será realizada em municípios do interior do Estado, conforme orientação do plano de governo, e optamos por iniciar em Toritama por causa do perfil das demandas registradas na ouvidoria e ser um município comercial e industrial da região”, explicou o Ouvidor da CPRH, Jost Paulo Reis, mentor do projeto. “A ação envolverá profissionais de vários setores do órgão e inclui atividade que vão prestar esclarecimentos à população sobre o papel da CPRH e promover a conscientização ambiental”, completou Jost Paulo. A programação do "CPRH Itinerante" pode ser conferido no www.cprh.pe.gov.br

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Toritama, serão oferecidos minicursos e palestras que vão abordar assuntos como: gestão de fauna, regularização de loteamentos e educação ambiental. A diretora-presidente da CPRH, Simone Souza, participará da solenidade de abertura das ações. “Vamos receber também denúncias que poderão ser registradas no local. O denunciante é um colaborador da nossa gestão ambiental e contamos com esta ajuda para desenvolver um bom trabalho”, registrou a gestora.

As palestras acontecerão pela manhã e os minicursos serão oferecidos na Associação Comercial de Toritama (ACIT), no período da tarde. As inscrições já podem ser feitas e as vagas são limitadas. Os interessados devem mandar e-mail para queroparticipar_cprh@cprh.pe.gov.br

Entrega voluntária

Para reforçar a conceito de que lugar de bicho é na natureza, a CPRH vai montar um balcão de entrega voluntária de animais silvestres. Uma equipe do Setor de Gestão de Fauna da Agência vai receber os animais, até às 14h, que serão encaminhados para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres, na Guabiraba. Os animais poderão ser entregues no prédio da Diretoria de Obras e Meio Ambiente de Toritama. A CPRH lembra que manter animais silvestres ilegais em cativeiro é crime ambiental e pode gerar multa de até cinco mil reais por indivíduo.

Para denunciar crimes ambientais à CPRH, o denunciante tem cinco opções: presencialmente, na sede da Agência (Rua Santana, 367, Casa Forte, Recife); através do e-mail ouvidoriaambiental@cprh.pe.gov.br; por meio do telefone 3182 8923; enviando a denúncia pelos correios; e através do portal da Agência (www.cprh.pe.gov.br). As denúncias são protocoladas na Ouvidoria Ambiental e encaminhadas ao setor competente para serem fiscalizadas. O denunciante, se preferir, pode optar em ter o nome no anonimato.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário