quarta-feira, março 30, 2016

CBHSF apóia reativação do Comitê do Rio Piauí, em Alagoas

Reunião aconteceu na Prefeitura de Arapiraca (Foto: Ascom CBHSF)

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco decidiu contribuir para reativar o Comitê da Bacia do Rio Piauí, principal afluente perene do Velho Chico em Alagoas. A questão foi discutida em reunião realizada nessa terça-feira (29.03) na Prefeitura de Arapiraca (AL) pelo presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, o secretário Maciel Oliveira e o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo, Melchior Carlos do Nascimento.

Além dos membros do CBHSF, o encontro reuniu o secretário estadual de Meio Ambiente de Alagoas, Carlos Alexandre Ayres, sua equipe técnica, representantes de algumas prefeituras e estudantes universitários, bem como a representante do Comitê do Piauí, Marluce Magalhães. “A atividade dos comitês é muito importante para a política de recursos hídricos, daí nossa iniciativa em apoiar a reativação do Comitê do Piauí”, afirmou Ayres. Já na primeira reunião, ficou definida a formação de uma comissão de mobilização, com vistas a organização do processo eleitoral do novo colegiado.

Atualmente, a empresa GOS Florestal executa obras de recuperação hidroambiental na bacia do Piauí. Diante disso, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, sugeriu envolver a empresa no processo de mobilização. “É importante nosso apoio nesse trabalho de reativação do Comitê do Piauí, devido a sua importância para o São Francisco. Já começamos esse apoio a partir do momento em que executamos essas obras de recuperação e preservação de nascentes”, resumiu Miranda.

Representante do Comitê do Piauí, Marluce Magalhães comemorou o primeiro passo para reativar o colegiado. “Esse é um momento importante e positivo na reconstrução do grupo”, disse ela. Melchior Nascimento, coordenador da CCR do Baixo São Francisco, considerou importante a participação da universidade na composição do colegiado, devido a contribuição que pode oferecer nos estudos que podem subsidiar ações na região.

A comissão de mobilização é formada por representantes dos municípios inseridos na bacia hidrográfica, universidade e usuários. O rio Piauí está localizado na região do Agreste de Alagoas e sua bacia hidrográfica banha 18 municípios, onde vive uma população estimada em pelo menos 520 mil pessoas, distribuídas em uma extensão de 3,3 mil Km². Integram a bacia os municípios de Arapiraca, Campo Grande, Coruripe, Feira grande, Feliz Deserto, Giral do Pociano, Igreja Nova, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Olho D’água Grande, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Brás, São Sebastião, Teotônio Vilela, Traipú.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário