domingo, janeiro 10, 2016

Petrolândia e sua história: Djalma Oliveira na inauguração do Posto de Saúde de Volta do Moxotó, em 1979



Pertencente ao acervo da Família Simões, a fotografia acima retrata o pronunciamento do então Secretário Estadual de Saúde, Djalma Oliveira, na inauguração do Posto de Saúde da Vila de Volta do Moxotó, naquela época distrito do município de Petrolândia. A foto é datada de 22 de setembro de 1979.

Na ocasião, era prefeito José Dantas de Lima (de camisa escura) e vice-prefeito Raimundo Nunes da Costa, mais conhecido como Nonato. Dr. Francisco Simões de Lima, que viria a ser eleito prefeito de Petrolândia no pleito seguinte, em 1982, está no centro da foto.

A foto é rica em detalhes da época, não apenas no contexto político. Observe-se, por exemplo, as roupas das meninas. As irmãs exibem seus vestidos feitos com o mesmo corte de fazenda, em modelos iguais ou parecidos, confeccionados geralmente pela mãe. Mas, entre o Secretário e o Prefeito, vê-se uma garotinha da mesma idade que as outras, porém veste calça comprida, camiseta com estampa da novela Dancin' Days e usa bolsinha em estilo hippie, moda de "cidade grande".

Não bastassem tantas informações na imagem, o verso da fotografia contém uma dedicatória, uma assinatura e uma história.



Para quem não entende letra de médico, descrevemos o conteúdo da dedicatória:
Ao prezado colega Amilcar Simões, passo às suas mãos uma lembrança extremamente gratificante de 22 anos atraz, nesta grande cidade de Petrolândia. 
Senti muito, mas muito mesmo, não ter recebido, por razões políticas, o título que foi concedido pela Câmara, como "Cidadão de Petrolândia". 
Disponha sempre e receba meu abraço
Djalma Oliveira

07 02 2001
A reportagem do Blog de Assis Ramalho conversou com o empresário Lourival Leal Rodolfo (Lourinho), vereador de Petrolândia na época. Com memória invejável, Lourinho confirmou a concessão pela Câmara Municipal de Petrolândia do Título de Cidadania ao então Secretário de Saúde de Pernambuco, mas que o médico não veio receber.

A dedicatória redime Djalma Oliveira pelo não recebimento do Título, assim como a biografia do médico e acadêmico ratifica que a Câmara Municipal de Petrolândia homenageou um grande nome da Medicina que, entre outros méritos, foi fundador do Centro de Oncologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco.

Djalma Antonino de Oliveira - Médico do INAMPS, exerceu o cargo de Secretário Estadual de Saúde de 15/03/1979 a 15/03/1983. Nomeado por Marco Antonio de Oliveira Maciel, Governador de Pernambuco de 15/03/1979 a 15/05/1982, quando renunciou para disputar mandato de Senador da República, Djalma Oliveira concluiu sua gestão no governo de José Muniz Ramos, presidente da Assembleia Legislativa, sucessor de Marco Maciel até 15 de março de 1983.

Djalma de Oliveira faleceu no dia 09 de fevereiro de 2008, em Recife-PE.

Marco Maciel, então senador, apresentou Requerimento para registro de voto de pesar pelo falecimento de Djalma Oliveira. O documento foi lido no Plenário do Senado Federal em sessão do dia 13/02/2008.
REQUERIMENTO Nº 105, de 2008
Na forma do disposto no Regimento Interno e de acordo com as tradições da Casa, requeremos as seguintes homenagens pelo falecimento do Professor Djalma Antonino de Oliveira, ocorrido no dia 09 de fevereiro em Recife-PE.
I. inserção em ata de voto de profundo pesar;
II. apresentação de condolências:
a) a sua viúva Dra. Eliane Oliveira e suas filhas;
b) à Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco;
c) à Academia Pernambucana de Medicina;
d) à Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco.
Sala das Sessões, em 8 de fevereiro de 2008
Senador Marco Maciel
JUSTIFICAÇÃO
O Professor Djalma Antonino de Oliveira nasceu em João Pessoa, no estado da Paraíba, e formou-se em 1955 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco. Foi casado com Eliane de Oliveira, também médica e tiveram três filhas: Eliana, Elaine e Leonor.
Dedicou a sua fecunda vida a medicina, destacando- se, desde cedo, como um expoente da cirurgia no estado de Pernambuco, tendo realizado aproximadamente 7.000 intervenções cirúrgicas, dedicando sua vida ao serviço público.
Fez seu Doutorado em Londres, e era membro do Colégio Real de Cirurgiões da Inglaterra, cuja sua sessão anual é Presidida pela Rainha Elizabeth II, honraria que poucos brasileiros possuem.
Foi professor titular da disciplina de Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade de Pernambuco, desde 1974, onde participou da formação de geração de profissionais da saúde, onde chefiava o Centro de Oncologia do Hospital Oswaldo Cruz..
Dentre as 61 funções que desempenhou em hospitais, instituições técnico-científicas, universidades públicas federais e estaduais, idealizou e foi o fundador do Centro de Oncologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco.
Em sua vida profissional compareceu em 134 congressos científicos, sendo 35 internacionais, apresentando 118 trabalhos técnicos, em palestras, conferências e aulas. Foi membro de vinte associações médicas no Brasil e no exterior, em função de sua dedicação acadêmica.
Exerceu o Cargo de Secretário de Saúde de Pernambuco, no período de 1979 a 1983, nas gestões de Marco Maciel e José Ramos.
Membro da Academia Pernambucana de Medicina, Djalma Oliveira foi sucedido na cadeira nº 23 por Dr. Othon Coelho Bastos Filho, no dia 07/06/2013.

Nos dias atuais, o Posto de Saúde está situado em Jatobá, município formado da junção dos Distritos de Vila de Volta do Moxotó e Vila Jatobá, emancipado de Petrolândia em 28 de setembro de 1995.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto gentilmente cedida pela Família Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário