sábado, janeiro 02, 2016

Compesa firma parceria para cultivo de mudas dos biomas da Mata Atlântica e Caatinga

José Aldo dos Santos, diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, leva inicialmente o Projeto Florestar aos municípios de Bonito, Pirapama e Poção.

Recompor as áreas atingidas por empreendimentos hídricos é uma tarefa que as empresas de saneamento comprometidas com o meio ambiente colocam na lista de prioridades. Foi por isso que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), atenta à questão ambiental, lançou o Projeto Florestar. Trata-se da recuperação e instalação de viveiros para a produção de mudas dos biomas Mata Atlântica e Caatinga que atenderão projetos desenvolvidos pela companhia. O projeto foi lançado nesta terça-feira (29), em Bonito, Agreste do estado.

Neste primeiro momento, o Projeto Florestar prevê a requalificação dos viveiros de Bonito, Pirapama e Poção, incluindo a reformulação no processo de gestão, atividades educacionais e trilhas ecológicas. Inicialmente, a produção de mudas atenderá as demandas dos projetos de Compensação e Reposição Florestal do Sistema Adutor do Agreste, Adutora Porto de Galinhas e Estação de Tratamento de Esgoto de Caraibeiras.

Para facilitar esse trabalho, a Compesa realiza o projeto em parceria com associações de produtores rurais e com as prefeituras dos municípios envolvidos, que contribuem no processo de gestão participativa. Para os viveiros de Bonito, Poção e Pirapama, já ocorreram tratativas, inclusive com assinatura de termo de compromisso de convênio, com a Associação dos Produtores Rurais dos Sítios Gravatá, Açú e Barriguda; Associação dos Agricultores do Rio Capibaribe; e Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Pirapama. Estão previstos recursos na ordem de R$ 1,6 milhão para as primeiras ações com produção anual de aproximadamente 250 mil mudas.

Segundo o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, José Aldo dos Santos, as prefeituras se comprometeram em apoiar ações necessárias à requalificação dos espaços dos viveiros, como a melhoria nas vias de acesso, iluminação e sinalização. Em contrapartida, elas serão beneficiadas com doação de mudas para projetos de reflorestamento urbano, reposição da Mata Ciliar e de Áreas de Preservação Permanente. “A recomposição florestal faz parte do compromisso da Compesa de planejar e executar obras hídricas resguardando o equilíbrio e a sustentabilidade ambiental”, pontuou o diretor.

O prefeito de Bonito, Ruy Barbosa, destacou a importância de recuperar as nascentes, principalmente para a cidade, que é referência por suas cachoeiras e meio ambiente preservado. "Um projeto desse é de grande importância tanto para recuperar a nascente como para manter e aumentar os reservatórios”, ponderou.

Compesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário