04 agosto 2015

Petrolândia: Reunião com alunos de cursos da Funeso/Faexpe/Paranapanema é transferida da Câmara Municipal para a Escola 1º de Julho

Auditório da Câmara lotado na reunião realizada na quinta-feira (30/07)

Na tarde desta terça-feira (04), na rede social Facebook, os blogueiros de Petrolândia foram convidados a assistir à reunião de representantes da Funeso/Faexpe/Paranapanema, prevista para acontecer no auditório da Câmara Municipal na quinta-feira (06), às 19h00, como foi acordado em reunião ocorrida no mesmo local na quinta-feira passada. 

Naquela ocasião, consultores de um grupo educacional solicitaram aos alunos o prazo de 8 dias, ao fim do qual novo encontro seria realizado para apresentação de uma solução definitiva para o caso dos estudantes vinculados inicialmente à Funeso/Unesf, em convênio com a Faexpe (Faculdades Extensivas em Pernambuco), cujos cursos oferecidos foram denunciados como irregulares em ação civil pública do Ministério Público Federal-Regional Serra Talhada.  

Porém, por volta das 22h00 de hoje, a secretária da instituição, Magda Barros, publicou também no Facebook a informação de que o local do encontro foi mudado e, implicitamente, 'desconvida' os blogueiros para o evento.

"Nossa reunião será quinta-feira às 19:00 h. Escola Primeiro de Julho, onde funciona nossa faculdade. Desde já esclareço que a reunião é para os alunos", informa a secretária do Grupo Educacional. 

Audiência Pública - A audiência pública a ser realizada na Câmara Municipal de Petrolândia, mediante convocação de representantes das faculdades envolvidas e de outras instituições (Ministério Público, Prefeitura Municipal e outras), que se pretendia realizar amanhã, dia 5, não acontecerá. O presidente da Casa Legislativa, Fabiano Marques, esclareceu que será aguardado o desfecho da reunião de quinta-feira com os alunos. Caso não seja um resultado positivo, a Audiência Pública será convocada pelo Poder Legislativo do Município.

Notícia relacionada (clique para ler)
>Petrolândia: Em reunião com consultores de grupo educacional, ex-alunos da Funeso/Faexpe descobrem estar sem faculdade e que a solução definitiva para o caso vem em 8 dias

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Após evento de homenagem, Rayssa, viúva do empresário André da Ultragaz, fala como está sua vida após morte do marido

Entrevista completa irá ao ar na manhã desta quarta-feira (05) no programa "Acordando com as Notícias'', transmitido pela Web Rádio Petrolândia

Há sete meses a cidade de Petrolândia perdia um dos seus filhos ilustres. No início da manhã do dia 27 de dezembro de 2014, familiares, parentes e amigos do empresário André Henrique Almeida foram pego de surpresa com a notícia de sua morte. Um acidente de trânsito, ocorrido na estrada entre Manari e Inajá, vitimou o empresário petrolandense, mais conhecido em Petrolândia como André da Ultragaz.

André deixou a esposa Rayssa  e uma filhinha de menos de um ano. Em recente entrevista a reportagem do Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, a viúva falou dos sete meses de ausência do marido. A reportagem foi gravada durante  homenagem feita pela AABB de Petrolândia a André Rodrigues, que era sócios e amigo particular do presidente da intituição. Na oportunidade foi realizado um torneio de futebol society e a taça levou o nome do empresário. Convidada, a esposa Rayssa compareceu ao evento junto com a filhinha e a cunhada Ângela Rodrigues para receber as homenagens onde conversaram com a nossa reportagem; aconpanhe abaixo

Assis Ramalho; Rayssa, qual a sensação de ver o seu marido sendo homenageado meses após a sua morte?

Rayssa: Eu fiquei muito emocionada por que ele foi uma pessoa muito importante pra mim, e também para as pessoas que conviveram com ele. Então, por tudo isso eu fico feliz de ter recebido esse convite e poder ver esse carinho que todos tinham, e tem por ele.

Assis Ramalho: Homenagens como essa faz com que passe um filme em sua cabeça? Você sente a presença dele?

Rayssa: Com certeza. Pra mim é como ele estivesse aqui presente e eu sinto a presença dele.

Assis Ramalho: Como está a sua vida, junto com a sua filhinha, meses depois da morte de André Rodrigues? Está sendo difícil?

Rayssa: No início foi muito difícil se acostumar com a ausência dele, muito triste. Mas, hoje, com as lembranças dos bons momentos que vivemos faz com que eu fique feliz, e também tem a nossa filha que é o sangue dele e ela é a carinha dele. Pra mim é como se eu estivesse vendo os dois juntos.

Assis Ramalho: Qual recado você mandaria pra ele, neste momento, que deva está no céu vendo essa entrevista?

Rayssa: Que te amo, e que você fique bem onde você esteja. E que por mim, e por sua família, você nunca vai ser esquecido.

A nossa reportagem também falou com Ângela Rodrigues, tia de Andrè Rodrigues. Emocionada, ela falou das saudades que sente do sobrinho.

''André era uma pessoa maravilhosa, desde a sua infância ele foi uma criança muito querida, e tinha todo o carinho da família. Foi feito de tudo para André sair da situação em que se encontrava, mas infelizmente Deus o levou. Eu acho que ele não concluiu a sua história aqui na terra, mas infelizmente aconteceu essa fatalidade e onde ele está eu tenho certeza de que está melhor do que aqui e em um futuro muito longo eu tenho certeza de que a gente vai se encontrar. E aí,vai ser uma felicidade''

As entrevistas completa irá ao ar na manhã desta quarta-feira (05) no programa ''Acordando com as Notícias'', transmitido pela Web Rádio Petrolândia
Web Rádio Petrolândia apresenta de segunda a sábado das 05h 30 às 08h30 o programa ''Acordando com as Notícias'', com Assis Ramalho.

O programa é repleto de notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, através do sitewww.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia realiza 3ª Conferência Municipal da Juventude no dia 21 de agosto

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude e a Prefeitura Municipal de Petrolândia, com apoio da Casa das Juventudes, realizam no dia 21 de agosto (sexta-feira), na Casa de Shows Velho Chico, a 3ª Conferência Municipal da Juventude de Petrolândia, com início às 7h30min.

Sob o tema “As várias formas de mudar o Brasil”, serão debatidos cinco eixos temáticos, sendo eles: I - Direito à Educação, Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; II - Direito ao Desporto, Lazer e Cultura; III - Direito à Saúde, Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; IV - Direito à Diversidade e à Igualdade, ao Território e à Mobilidade, à Comunicação e à Liberdade de Expressão; e V - Direito à Cidadania, à Participação Social e Política, à Representação Juvenil, Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.

Petrolândia: Oportunidade de emprego para Técnico Agrícola


A Agropel de Petrolândia anuncia uma vaga de emprego para Técnico Agrícola. Os interessados devem entregar currículo na Rua Regente Feijó, 89 - Centro -Petrolândia (PE).

Mais informações: (87) 3851-1282.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Jatobá: Super OARA é atração confirmada do Reveillon imperdível no CRI


O revéillon em Itaparica vai ter um brilho a mais este ano com a explosão de ritmos e sons da Super OARA (Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos) no Clube Recretarivo Itaparica (CRI). A presença da atração foi anunciada pelos organizadores do evento, o melhor revéillon da região.

A recepção a 2016 no tradicional clube de Jatobá é uma realização do CRI e de meu amigo Edísio Bezerra.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações Edísio Bezerra/CRI

Petrolândia: Lions Clube promove Campanha do Agasalho 2015


O Lions Clube de Petrolândia realizou neste domingo (02), a Campanha do Agasalho 2015, no horário das 16h00 às 17h00, em frente a Igreja Matriz, no centro da cidade.

Foram distribuídas dezenas de mantas, do artesanato de Caraibeiras (distrito de Tacaratu), para cerca de 60 famílias carentes, residentes no município de Petrolândia.

Antes do início das distribuições dos mantos, aconteceu uma corrente de oração puxada por sócios do Lions Clube, e que teve a participação dos demais presentes ao evento.

Veja abaixo a relação da nova diretoria do Lions Clube de Petrolândia para a gestão 2015/2016.

Presidente: Célia Maria Yoyô de Lima
1º Vice-Presidente: Nilson da Silva Guedes
2º Vice-Presidente: Geraldo Manoel de Lima
3º Vice-Presidente: Diogo Leite de Carvalho
Secretário: Sizenando Alves de Carvalho Neto
Tesoureiro: Romeu Novaes de Sá
Assessor de Sócios: Gilberto de Souza
Diretor Social: Francisco Cezar Cavalcante Rodolfo
Diretor Animador: Quitéria Maria S. Couto
Diretores Vogais: José Antônio Lima de Sá, José Bezerra Sandes; Cícero José da Silva e João Geraldo de Araújo Filho

Ver fotos, clique > Campanha do Agazalho 2015; Lions Clube de Petrolândia

Notícias relacionadas (clique para ler)

Redação do Blog de Assis Ramalho

Prefeito e a mulher são encontrados mortos na chácara onde moravam, em Matrinchã (GO)

Prefeito e a mulher são encontrados mortos em chácara (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

O prefeito da cidade deMatrinchã, Daniel Antônio de Souza (PTB), de 50 anos, e sua esposa, Elizeth Bruno de Barros, de 40 anos, foram encontrados mortos na chácara onde moravam, nesta terça-feira (4), conforme informações da Polícia Militar.

Os policiais militares acreditam que o casal tenha sido morto a tiros, mas aguardam o resultado da perícia. Ainda não há informações sobre a motivação nem o horário do crime. Com apenas 4 mil habitantes, Matrinchã fica na região noroeste de Goiás, a cerca de 260 km da capital.

O delegado Paulo Roberto Tavares, responsável pelo caso, informou ao G1 que "tudo leva a crer que seja um duplo homicídio". Os corpos, segundo ele, foram encontrados nesta manhã por dois assessores do prefeito que tinham uma reunião marcada com ele.

Carta Aberta à Ministra de Estado do Meio Ambiente denuncia o desmatamento no oeste baiano

Foto de Martin Mayr, em setembro 2013, no gerais de Formosa do Rio Preto-BA.

À Excelentíssima Senhora
Izabella Mônica Vieira Teixeira
Ministra de Estado do Meio Ambiente
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 5º andar
70068-900 – Brasília – DF

Referente: Desmatamento no cerrado no oeste baiano: autorizações desmedidas e infundadas para supressão da vegetação nativa

Barreiras, 8 de julho de 2015

Senhora Ministra,

A “Associação de Promoção do Desenvolvimento Solidário e Sustentável – 10envolvimento”, fundada no ano de 2004 com sede em Barreiras – BA, é uma organização não-governamental inserida na ação social da Diocese de Barreiras – BA. Através do seu braço executivo “Agência 10envolvimento”, a entidade vem trabalhando, constante e sistematicamente, em prol dapreservação do bioma Cerrado e do bem-estar das comunidades tradicionais no oeste baiano.

2. Neste âmbito, depara-se com uma desenfreada e frequentemente ilegal supressão da vegetação nativa, causa primordial de diversos impactos socioambientais nocivos: perda da biodiversidade, distúrbio da recarga do aquífero Urucuia, assoreamento dos cursos de água, eliminação das áreas de extrativismo, fechos e fundos de pasto, aniquilação da cultura geraizeira.

Prefeito tem carro incendiado na porta de casa no interior da Bahia

Carro ficou completamente destruído (Foto: RF Notícias)

Um dos veículos do prefeito Marlos André, da cidade de Pindobaçu, no Centro-Norte da Bahia, foi incendiado na madrugada desta terça-feira (4). O crime aconteceu por volta das 3h30, na rua Claudionor Dantas de Freitas, no Bairro Novo, em frente à residência do gestor.

Segundo a delegada Maria Elisa Padilha, os suspeitos, que ainda não foram identificados, usaram material inflamável para atear fogo no caminhão baú Ford F4000, de propriedade do prefeito. As chamas alcançaram grandes proporções e acabaram atingindo uma parede da frente casa e a fiação elétrica da rua. Ninguém estava na casa no momento do crime.

Entraves marcam logística reversa de eletroeletrônicos

A ideia é que os equipamentos eletroeletrônicos, ao serem desmontados, tenham suas peças encaminhadas para indústrias de reciclagem.

Ao final da vida útil de eletroeletrônicos (computadores, aparelhos celulares e geladeiras), o consumidor deve devolvê-los ou aos fabricantes, ou aos importadores ou aos comerciantes para que esses equipamentos tenham uma destinação adequada. Este procedimento, chamado de logística reversa, está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei 12.305 aprovada em agosto de 2010 pelo Governo Federal mas ainda não implantada. O processo de implantação desta logística foi o tema pesquisado pela gestora ambiental Erika Tatiane Ferreira Yura em sua dissertação de mestrado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

“Para ser implantada, a Política precisa, primeiro, ser regulamentada. Enquanto o governo federal não fizer os ajustes necessários, o acordo setorial entre comerciantes, produtores e a indústria não será assinado. É preciso ainda resolver algumas questões jurídicas que depende da participação de múltiplos Ministérios Federais”, aponta a pesquisadora.

Segundo Erika, nos últimos anos, os atores deste acordo setorial têm se reunido com o objetivo de determinar exatamente como vai funcionar a implantação da logística reversa e qual será a responsabilidade de cada um deles.

Jatobá: 1ª Semana do Empreendedor Individual oferece palestras, oficinas e consultorias gratuitas do Sebrae de 17 a 21 de agosto


A Prefeitura Municipal de Jatobá, em parceria com o Sebrae-PE, vai promover a 1ª Semana do Microempreendedor Individual no município, no perído de 17 a 21 de agosto.

O evento oferecerá acesso gratuito a palestras e oficinas ministradas pelo Sebrae-PE no Auditório da Escola Municipal Djanira Dória, das 18 às 22 horas. As consultorias acontecerão na Sala do Empreendedor, instalada no Anexo da Prefeitura, no horáro das 8 às 18 horas.

Empreendedores formalizados e aqueles que buscam mais informações sobre a formalização de Microempreendores Individuais não podem perder esta oportunidade de capacitação gratuita.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Banner: Portal Jatobá/Ascom PMJ

Jatobá: Confira resultado da pelada da Associação Pó de Serra, em Itaparica, realizada no domingo (02)

Fotos: Jair Souza

A Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá, realizou no domingo passado (02) sua tradicional pelada. Confira os resultados enviados por nosso amigo Jair Souza, o popular Jair do Picolé.

Primeiro tempo:  
Placar: Camisa azul 1x0 Camisa vermelha
Camisa azul
Gol: Moisés
Escalação: Samuel, Luiz, Arnaldo, Gean, Moisés, Gegê, Eronildes, Cristiano, Tiago, Berg e Juvenal.
Camisa vermelha
Escalação: Sivaldo, Fernando, Babão, Nego, Silvio, Alexandro, Nicácio, Ivaldo,
Valdir, Pitomba e Eraldo.

Segundo tempo:
Camisa azul 7x3 Camisa vermelha
Camisa azul: Moisés (3), Nego Van (2), Sivaldo e Pitomba
Escalação: Samuel, Pitomba, Moisés, Nego Van, Naldinho, Paquito, Ronaldo, Arnaldo, Gean, Givanildo e Miguel.
Camisa vermelha:
Gols: Zinho, Quel e Adriano
Escalação: Eronildes, Joilson, Zinho, Adriano, Naldo, Erivan, Nicácio, Quel, Nego, Eraldo e Luciano.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/fotos: Jair Souza

Secretaria de Educação realiza formação para o fortalecimento da gestão democrática


A Secretaria Estadual de Educação (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Gestão da Rede, inicia o calendário de formação para o fortalecimento da gestão democrática na escola. A iniciativa, que acontecerá em quatro polos localizados do Sertão ao Cais, tem início nesta terça-feira (04), na Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Moxotó Ipanema. A formação tem como público-alvo os técnicos das GREs, que nelas, acompanham as ações junto às unidades escolares em sua área de jurisdição.

As formações visam proporcionar um momento de reflexão e discussão sobre a importância do envolvimento dos professores, funcionários, pais e estudantes nas ações da gestão democrática e participativa dentro da escola, inserindo, efetivamente, a comunidade escolar nas ações propostas para a unidade educacional. Mais informações: Gerência Técnica de Gestão da Rede (081-3183-9720).

Confira abaixo os polos onde acontecerão as formações:

Assentados recebem capacitação para a produção de óleo de coco em Sergipe

Valorizado no mercado, o óleo extra-virgem pode render aos agricultores um acréscimo considerável na renda familiar. “O coco está em baixa aqui na região. A gente hoje é obrigado a vendê-lo por R$ 0,30. Já o óleo, que é feito com oito cocos, pode ser vendido a R$ 20 meio litro." (Foto: Geraldo Vasconcelos)

Na pequena Pacatuba (distante cerca de 110 Km de Aracaju), no território do Baixo São Francisco, em Sergipe, uma mudança importante no desenvolvimento de uma das principais culturas regionais começa a transformar as vidas de famílias de agricultores familiares.

Moradores do assentamento Padre Nestor, implantado pelo Incra no município, os agricultores, que têm na extração do coco nativo sua maior fonte de recursos, estão descobrindo na produção de óleos da fruta uma alternativa consistente para ampliar a renda familiar. “A gente, aos poucos, foi percebendo que com a venda do óleo era possível garantir um valor maior, melhorar a nossa renda”, conta o agricultor Petrônio da Silva, morador do assentamento.

Servidores do Hospital Oswaldo Cruz iniciam greve a partir desta quinta-feira


Os servidores do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) vão entrar em greve a partir da zero hora desta quinta-feira (06). A decisão da categoria foi tomada na manhã desta segunda-feira (03) após uma assembleia promovida pelo Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco (Sindupe).

Os trabalhadores decidiram parar protestar contra perdas salariais que começaram no mês de junho. Segundo o presidente do sindicato, José Rosa, os servidores tiveram uma queda de R$ 23 no valor do benefício de produtividade no mês passado, e para o mês de agosto esse valor pode chegar a R$ 150. O pagamento do incentivo é variável e pode flutuar entre R$ 380 a R$ 410.

Waldemar Borges cobra discussão do Pacto Federativo

Deputado Waldemar Borges (Foto: João Bita)

Em pronunciamento feito na Assembleia Legislativa durante a primeira a sessão plenária do segundo semestre, nesta segunda-feira (03.08), o deputado Waldemar Borges chamou a atenção para o agravamento da crise no país devido ao desempenho negativo dos principais indicadores nacionais. Destacando a necessidade de enfrentamento e construção de soluções, o líder do Governo afirmou que estados e municípios estão arcando com as consequências de um "modelo de Pacto Federativo anacronicamente deformado", com forte concentração de recursos pela União.

Em 1985, 70% do que era arrecadado pela União era partilhado com estados e municípios. Três décadas depois, esse percentual é de apenas 30%. "Vivemos uma equação invertida na qual estados e municípios estão sendo penalizados. Estamos acompanhando a situação de 130 municípios pernambucanos que se encontram sob o risco de infringirem a Lei de Responsabilidade Fiscal devido a queda de repasses federais", destacou o deputado.

Rede internacional quer aumentar a atuação em Pernambuco

Foto: Douglas Fagner

A sul-africana Rose Molokoane, presidente da Slum Dwellers International (SDI), rede independente de entidades da sociedade civil que atua para criar cidades inclusivas e inserir a população urbana de baixa renda nas estratégias de desenvolvimento urbano, participou de reunião, nesta segunda-feira (3), na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O objetivo do encontro foi tratar sobre a ampliação da atuação da SDI em Pernambuco, além de potencializar a parceria com o Governo do Estado para multiplicar a metodologia de Investimento Integrado para Transformação (Poupança Comunitária) já utilizado no Território da Ilha de Deus.

Para Rose, a atuação da SDI no Recife é um caso de sucesso e servirá de exemplo para expandir o trabalho da entidade no resto do País. “O trabalho realizado na Ilha de Deus é muito bom e, agora que queremos aumentar nossa atuação no Brasil, é o caso que vamos apresentar em outros Estados. Também queremos ampliar o número de comunidades atendidas em Pernambuco e criar um fundo que possa ser utilizado pelos próprios moradores. Para isso, é preciso formalizar melhor a parceria com algum tipo de documento que fortaleça esta relação SDI Pernambuco”, afirmou a presidente.

Detran de Alagoas é o primeiro no país a emplacar cinquentinhas


Alagoas saiu na frente no processo de modernização do trânsito no país. Há diversos projetos de lei tramitando no Congresso Nacional que tratam de propostas para melhorias do trânsito no território nacional.

Recentemente foi sancionada a Lei 13.154/2015 que estabeleceu mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre estas mudanças, está o emplacamento dos veículos ciclomotores de 50 cilindradas. Ou seja, agora é obrigatório o primeiro emplacamento das chamadas cinquentinhas.

Desta forma, o lançamento desses veículos na base de dados de um órgão de trânsito passou a ser responsabilidade dos estados. Em Alagoas, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) se reuniu e decidiu pelo primeiro emplacamento das cinquentinhas com Nota Fiscal com data de compra a partir de 16 de maio de 2014. Ou seja, os proprietários desse tipo de veículo deverão pagar 7/12 de Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) relativos a 2014.

Paulo Afonso: Vision Idiomas e Livraria Nobel fazem parceria para você aprender inglês do seu jeito

Vision Idiomas e Livraria Nobel agora são empresas parceiras. Quer aprender inglês do seu jeito? Matricule-se na Vision! Matrículas abertas também para cursos de Francês, Espanhol e Italiano. 

Mal começou um novo mês e a Vision Idiomas, sediada em Paulo Afonso, já anuncia nova parceria para atender plenamente os seus alunos. Aulas gratuitas de balé na Ballet & Cia ou jiu jitsu com Dionízio Neto na Academia DNJJ, são mimos para os alunos da Vision. No final do mês passado foi anunciada parceria com a Experimento Intercâmbio Cultural, agência com 40 anos de atuação em intercâmbio cultural no Exterior. Agora os alunos da Vision Idiomas e clientes da Livraria Nobel, inaugurada recentemente em Paulo Afonso, recebem descontos especiais nas duas empresas. 

A Livraria Nobel oferece descontos de 5% livros em geral e 10% nos específicos, relacionados aos cursos da Vision Idiomas. Para aproveitar os descontos, basta apresentar na Livraria Nobel o seu cartão de Parceiro Vision ou o comprovante de matrícula nos cursos da instituição. 

A Vision Idiomas, por sua vez, oferece descontos a quem apresentar a nota fiscal de compra de livros na Livraria Nobel, situada na Rua da Gangorra, 130 - Paulo Afonso (BA). O telefone da livraria é (75) 3281-7806.

Os alunos da Vision Idiomas vão participar de aulas no espaço da Livraria Nobel, com acesso aos livros necessários ao desenvolvimento do idioma estudado. 

Vision Idiomas está localizada na Rua Esplanada, 77 - Alves de Souza, próximo ao Restaurante Tambaú. Telefone (75) 3281-7778. Curta a fanpage no Facebook Vision Curso

Assessoria de Imprensa Vision Idiomas

Em reunião da FIEPE, Julio Lossio destaca incentivos fiscais na geração de energia limpa

Foto: Ricardo Alves/Ascom PMP

Ao lado dos secretários municipais Orlando Tolentino, Jorge Assunção e Heitor Leite, o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, marcou presença na reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), realizada nesta segunda feira (03/08), nas instalações da entidade em Petrolina. O encontro reuniu o presidente em exercício da FIEPE, Ricardo Essinger, o diretor da Unidade Regional de Petrolina, Albânio Ferreira, e todo o corpo dirigente da rede, incluindo a CIEPE, SESI, SENAI E IEL.

Na ocasião, além de deliberações administrativas, foi apresentado aos presentes o Projeto de Instalação da Usina Termosolar em Petrolina, pelo professor da UPE e Gerente da Divisão da Eficiência Energética da Chesf, José Bione de Melo Filho. A aplicabilidade dessas fontes alternativas de energia, em especial a fotovoltaica (luz transformada em eletricidade), também estavam na pauta de discussão.

5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar, promovida por SARA e SDSCJ, tem início hoje

Os debates sobre as propostas e os avanços para a promoção da soberania alimentar e o direito humano à alimentação adequada e saudável serão ampliados na 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar (Cesan/PE), promovida pelo Governo do Estado, através das secretarias de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (Consea/PE).

A convenção será realizada no Hotel Canariu’s, em Gravatá, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, e abordará o tema Comida de Verdade no Campo e na Cidade, por Direitos e Soberania Alimentar. A presidenta do Consea Nacional, Maria Emília Pacheco, ministra a palestra de abertura do evento, que contará com a participação dos secretários estaduais da SARA e da SDSCJ, Nilton Mota e Isaltino Nascimento, respectivamente, da secretária Nacional Adjunta da SESAN/MDS, Lilian Rahal, e da representante do Ministério da Saúde, Simone Guadagnini.