sexta-feira, novembro 20, 2015

Governo de Pernambuco apoia celebração do Dia da Consciência Negra com programação especial


O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira, dia 20 de outubro, contará com uma programação especial dentro do Mês da Consciência Negra. Para esta sexta-feira estão agendadas caminhadas no Recife, Cabo de Santo Agostinho e Palmares, além de uma apresentação cultural em Camaragibe. A programação destes municípios tem o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

Funcionários da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESS) e da Coordenadoria de Igualdade Racial estarão presentes em todas as atividades programadas. A primeira delas acontece em Palmares, na Zona da Mata Sul. Por volta das 10h acontece a Caminhada por Liberdade Religiosa. A concentração acontece na Casa da Cultura, antiga Estação Ferroviária de Palmares, no bairro de São Sebastião.

Às 14h, no Centro do Recife, acontece a Caminhada da Capoeira. A concentração é Marco Zero, no Recife Antigo. Esta atividade passará pela Avenida Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Guararapes e Avenida Dantas Barreto. O encerramento é na Praça Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio.

Às 15h, no Cabo de Santo Agostinho, acontece a Caminhada da Consciência Negra da cidade. A saída está marcada para a Estação Ferroviária. Por fim, a partir das 18h, no Parque Municipal de Camaragibe acontece o Festival de Ogans. A apresentação tem previsão de encerramento às 21h.

ZUMBI DOS PALMARES – O Mês da Consciência Negra faz alusão aos 320 anos de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (1695-2015). O dia 20 de novembro foi instituído como Dia Nacional da Consciência Negra pela da lei nº 12.519/2011. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, 5.119.290 da população pernambucana é composta por negros e negras.

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário