sábado, julho 04, 2015

Jatobá: Prefeitura apoia ações do Dia C do Cooperativismo no município


Fotos: Ascom PMJ
Neste sábado, (04) é comemorado o 'Dia C', Dia de Cooperar, ação promovida por cooperativas filiadas às OCBs de todo o país. Em Pernambuco, alguns municípios são beneficiados com tais ações. Ontem (03) diversas atividades foram desenvolvidas em Floresta. Hoje, Petrolina e Jatobá, entre outras cidades, recebem o Dia C. Em Jatobá, a entidade cooperativa à frente da ação "Juntos pelo Desenvolvimento de Todos" é a Cootec. 

A Prefeitura de Jatobá deu apoio ao Dia C no município, cedendo a estrutura do Centro de Atividades Econômicas de Jatobá, auxílio na logística, internet e recursos. Entre as atividades no município, estão aferição de pressão, exame de glicemia, teste de diabetes, consultas médicas, testes rápidos de HIV e sífilis, Cartão SUS, orientação sobre saúde bucal, cadastramento e recadastramento do Bolsa-Família, informações sobre os serviços do CRAS, BPC e Passe Livre (Carteira do Idoso), programas sociais e cadastro do CRAS. 

Cortes de cabelo e palestras educativas também estão na programação, assim como a expedição de documentos, como emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e licenciamento de veículos, além de informações sobre microcrédito. As ações do Dia de Cooperar levaram benefícios a crianças, adolescentes, jovens e adultos, em mais uma ação do governo de Robson Leandro. 

O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB**) que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de norte a sul do País de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Este ano a data escolhida foi o primeiro sábado de julho (4/7), quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, que em 2015 tem o tema "Escolha cooperativismo, escolha equidade”.

O objetivo é chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro. O Dia C busca concretizar um dos mais importantes valores cooperativistas: interesse pela comunidade. Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no site:  e com a unidade do Sescoop*** em seu estado.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos da Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá e diac.brasilcooperativo.coop.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário