quarta-feira, 10 de junho de 2015

São João Cultural esquenta Petrolina na próxima semana


Antes mesmo do São João do Vale, que só acontece no final mês, os petrolinenses e visitantes já podem entrar no clima junino com o São João Cultural, que acontece na próxima semana, entre os dias 15 e 18. Organizado pela Prefeitura Municipal de Petrolina, o evento reúne apresentações variadas que dão o tom dos festejos juninos, todos realizados na Concha Acústica da cidade, localizada na Praça da Catedral, sempre a partir das 19h.

A abertura do São João Cultural acontece na segunda-feira (15), com o 31° Festival de Violeiros de Petrolina. O evento conta com a participação de 10 repentistas de vários cidades do Nordeste (como Recife, Teresina, Juazeiro do Norte, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, entre outras) e 3 declamadores, com premiações do 1º ao 5º colocado.

Já na terça-feira (16), a Concha Acústica vai ficar pequena para as apresentações do tradicional Samba de Véio, típica dança dos moradores da Ilha do Massangano, além de apresentações do Balé Brasílica. Fechando a noite, o público vai arrastar a chinela ao som de muito forró, com o sanfoneiro Flávio Leandro.

A festa continua na quarta (17), com o animado Concurso de Sanfoneiros. Realizado em parceria com a Rádio A Voz do São Francisco (Emissora Rural), o evento está na sua 17ª edição, e tem como objetivo valorizar e promover a arte de tocar sanfona, estimulando novos talentos. A primeira eliminatória já foi realizada em São Raimundo Nonato (PI), a segunda será no dia 14, em Lagoa Grande (PE) e, naturalmente, a final acontece em Petrolina. O show musical do grupo “Os Três do Cariri” encerra a noite com um forró muito animado.

Finalizando o São João Cultural, na quinta-feira (18), o público vai assistir um espetáculo especial da Banda Philarmônica 21 de Setembro, chamado “Arrasta pé da 21”. Numa roupagem instrumental, a orquestra vai resgatar vários clássicos sertanejos, principalmente do consagrado sanfoneiro Luiz Gonzaga, símbolo da música regional.

Jorge Assunção, secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, pasta que organiza os eventos, convida todos a participar, se divertir e torcer pelos competidores nos concursos de Violeiro e Sanfoneiro, “Articulamos o São João Cultural com uma proposta de valorizar nossas raízes e trazer para o público uma programação que faz parte das tradições do sertanejo”, destaca o secretário.

Ascom Sedesa/Prefeitura Municipal de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário