sexta-feira, abril 17, 2015

Petrolândia: Na Semana do Microempreendedor Individual, prefeito Lourival Simões anuncia abertura da Sala do Empreendedor no município

Foto: Marcus Antonius/Agência Sebrae-PB

Termina neste sábado (18) a Semana do Microempreendedor Individual, promovida pelo Sebrae, simultaneamente, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em sua sétima edição, o evento é considerado o maior voltado para essa categoria de donos de negócios. Os microempreendedores individuais (MEI) – aqueles que faturam até R$ 60 mil por ano. No evento, iniciado na segunda-feira (13), os MEI têm oportunida de participar de cursos e oficinas, tirar dúvidas e assistir palestras gratuitas sobre empreendedorismo, segurança alimentar, tributação, legislação, entre outros assuntos.

Dentro das comemorações da Semana do MEI em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a Prefeitura Municipal anunciou a instalação da Sala do Empreendedor, ponto de atendimento do Sebrae no município, vinculado ao Escritório Regional do órgão em Serra Talhada. Em data a ser definida, a Sala do Empreendedor será inaugurada no prédio em que funciona a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, pasta de Marcos Rogério Viana.

O anúncio de instalação da Sala do Empreendedor em Petrolândia foi divulgado em nota do prefeito Lourival Simões à imprensa. Confira abaixo a mensagem, na íntegra.

Na Semana do Microeempreendedor Individual, com alegria, anunciamos que o SEBRAE-PE, através de seu Escritório Regional de Serra Talhada, comandado pelo Gerente Pedro Lira, e em parceria com a Prefeitura de Petrolândia, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, receberá a instalação da Sala do Empreendedor, em conjunto com o DET – Itaparica (Desenvolvimento Econômico Territorial de Itaparica). 

A estrutura do DET Itaparica atenderá nossa região e está sendo instalada no prédio em que funciona a Secretaria de Desenvolvimento. O SEBRAE-PE, em conjunto com o SEBRAE Nacional, aprovou orçamento destinado exclusivamente para RD de Itaparica. A primeira ação do trimestre será o atendimento “in loco” dos microempresários e microempreendedores individuais, através do Programa Negócio a Negócio, que consiste em atender o microempresário e empreendedores individuais porta a porta. O empresário receberá três visitas do Agente de Desenvolvimento com orientações técnicas.

O DET atenderá setores como o turismo e a fruticultura, com destaque para os produtores de coco e apicultores. Estuda-se ainda o atendimento da piscicultura e de um possível programa especial voltado para gestão eficiente da água na fruticultura irrigada. O DET será a plataforma para todos os atendimentos da região através do “Sistema S”, que inclui o SEBRAE, SENAI, SENAC, SENAR e SESC. Todas as ações destes órgãos disponíveis no mesmo espaço e mais acessíveis a população.

A Prefeitura também disponibilizou dois Agentes de Desenvolvimento Local – ADL’s para, em conjunto com os servidores e consultores do SEBRAE e demais parceiros, organizarem e atendeemr as demandas. Os ADL’s terão também o desafio de implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, garantindo atendimento diferenciado a este setor. Cuidado especial será dispensado aos Microempreendedores Individuais – MEI, já que, em apenas 4 anos, cresceu de menos de 100 para mais de quinhentos o número de empreendedores formalizados.

Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que criamos com muito orgulho no ano de 2011, a parceria se faz presente, atuante e mostra resultados. Aproveito para renovar o convite a todos e todas que queiram transformar oportunidades em sucesso, para usufruir dos serviços ali disponibilizados diretamente ou em parceria, através da CDL, da JUCEPE, do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil, do PRORURAL, da EMBRAPA, do IPA, da CODEVASF, do Ministério da Pesca e todo o “Sistema S”, enfim, de todos os nossos parceiros e servidores.

Todo esse esforço conjunto, abrilhantado pela Semana do Microempreendedor Individual, é uma importante contribuição para que, mesmo em momento delicado, de tantas crises, de tantos desafios, possamos todos, unidos, “fazer do limão, uma limonada”, transformando as dificuldades em avanços, fazendo todos nós a sua parte, criando oportunidades mais sólidas para o crescimento desta “Terra de Oportunidades”.

Lourival Simões
Prefeito de Petrolândia

A Semana do MEI oferece programação gratuita com diversas atividades, como palestras, oficinas, clínicas tecnológicas, capacitações, orientações, consultorias e esclarecimentos sobre o processo de formalização. Podem participar dessas ações todos os interessados em aprimorar sua gestão, aumentar a qualidade, produtividade e competitividade de sua empresa. As capacitações são feitas por meio de oficinas práticas, com metodologia de fácil assimilação.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Assessoria Prefeitura Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário