quarta-feira, abril 08, 2015

Fernando Bezerra Coelho defende agrovilas do Vale do São Francisco


Em reunião com o presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) fez um apelo para que o órgão se sensibilize com a situação das mais de 100 mil famílias pernambucanas e baianas que vivem nas agrovilas e regiões próximas à Barragem de Sobradinho. O senador pediu que o Ibama avance nos estudos de impacto ambiental para a redução da vazão de água despachada da usina de Sobradinho para a de Paulo Afonso. A demanda pelas obras emergenciais já foi formalizada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “É necessário que o governo autorize o início destas obras, o mais rapidamente possível, para evitarmos a ‘assombração’ de uma eventual crise hídrica que venha afetar a produção de frutas no Vale do São Francisco”, alertou o senador, que preside a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC).

Fernando Bezerra ressaltou ao presidente do Ibama que, segundo estimativas do próprio governo, se a referida vazão de água não for rapidamente diminuída de 1 mil para 900 metros cúbicos por segundo, haverá sérios riscos de a captação regular de água para os projetos Nilo Coelho e Maria Teresa ser interrompida a partir de outubro. Para Volney Zanardi e o diretor-substituto de Licenciamento do Ibama, Thomaz Toledo, o senador também destacou o potencial da região. A área é o maior polo de agricultura irrigada do Nordeste e representa cerca de 30 mil hectares em produção de frutas, sendo responsável por mais de 90% das exportações brasileiras de uva e manga e pela geração de mais de 240 mil empregos. “A região de Petrolina e Juazeiro gera mais empregos que a Indústria Metal Mecânica do ABC Paulista”, ilustrou Fernando Bezerra.

Audiência

Na próxima sexta-feira (10), os senadores Fernando Bezerra Coelho e Ana Amélia (PP/RS) – que preside a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado – coordenam Ciclo de Palestras e Debates, em Petrolina (PE), para a discussão coletiva de soluções aos efeitos de uma iminente crise hídrica na fruticultura irrigada no Vale. “Precisamos dar uma resposta concreta para os produtores e irrigantes que atuam na área conhecida como ‘ Submédio do São Francisco’; especialmente, nos projetos Nilo Coelho, Maria Teresa, Mandacaru e Salitre”, explica o Senador. Ciente da gravidade e sensível à situação, Volney Zanardi sinalizou, ao senador, a possibilidade de participação do Ibama nas atividades em Petrolina.

Assessoria de Imprensa - Senador Fernando Bezerra Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário