terça-feira, março 24, 2015

Petrolândia: Secretaria de Saúde promove semana de ações contra a tuberculose


Esta semana a Secretaria de Saúde de Petrolândia promove ações de conscientização e diagnóstico da tuberculose, doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).

A programação inclui palestra e distribuição de panfletos nas escolas estaduais do município. A Escola de Jatobá foi visitada ontem (23), a Delmiro Gouveia recebeu a equipe da Saúde nesta terça-feira e a EREM Maria Cavalcanti Nunes será atendida amanhã, a partir das 8h30. 

Na tarde desta terça-feira (24), foi promovida ação no Bairro Nova Esperança, com palestra, distribuição de panfletos, coleta de 1ª amostra para exame do bacilo de Koch, marcação de Raio X de tórax e atendimento médico dos sintomáticos.

O Mercado Público será também um ponto de ação, na sexta-feira, dia da feira livre da cidade. Serão distribuídos panfletos, haverá coleta da 1ª amostra para exame do bacilo de Koch, marcação de Raio X de tórax e marcação para apresentação de exames ao médico.

Fique atento para a tuberculose - A tuberculose é transmitida entre pessoas. Ao espirrar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões expele as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. Ambientes fechados e mal ventilados favorecem a transmissão da doença.

O principal sintoma é a tosse por mais de três semanas, que pode estar acompanhada de um dos seguintes sintomas: falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre no fim do dia e suor noturno.

Na presença de tosse prolongada com algum desses sintomas procurar o PSF mais próximo de sua residência ou a Secretaria de Saúde de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Thaisa Cruz/Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário