sábado, janeiro 10, 2015

Cid Gomes confere experiências do ensino médio em Pernambuco

Sistema de educação pernambucano registra crescimento de 16%, maior do País, na avaliação do Ideb (Foto: MEC/Divulgação)

O ministro da Educação, Cid Gomes, acompanhado do prefeito de Recife (PE), Geraldo Júlio, visitou uma escola de educação infantil na capital pernambucana nesta sexta-feira (9).

Durante visita, o ministro conheceu experiências que levaram o ensino médio de Pernambuco a ter registrado crescimento de 16% — o maior do País — na avaliação do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2013.

O objetivo do MEC é expandir experiências bem-sucedidas a todo o Brasil na busca da melhoria da qualidade nos últimos anos da educação básica. Entre 2011 e 2013, o estado subiu 17 posições no ranking desta etapa do ensino.

“Entre todos os grandes desafios da educação no Brasil, melhorar a qualidade do ensino médio é um dos maiores” disse o ministro. “No Brasil, nos últimos dois anos, o estado que teve a melhor evolução percentualmente foi Pernambuco.”

Cid Gomes pediu ao governador Paulo Câmara e ao secretário estadual da educação, Fred Amâncio, uma exposição da experiência do estado. “Para que possamos multiplicá-la”, afirmou.

Segundo Amâncio, as estratégias de melhoria da educação no ensino médio envolvem investimentos em infraestrutura, ensino integral e técnico, formação continuada e programas de incentivo aos professores e alunos.

“Além de ter uma das melhores notas no Ideb, Pernambuco apresenta hoje a menor taxa de abandono escolar do ensino médio do Brasil”, ressaltou Amâncio.

“O desafio, agora, é ampliar o número de escolas em tempo integral e técnicas para melhorar ainda mais a educação no estado”, explicou o governador Paulo Câmara.

As escolas estaduais de ensino médio melhoraram as notas, de 3,1 no Ideb de 2011 para 3,6 no de 2013. Foi o maior crescimento entre todos os estados, com notas semelhantes às de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Tecnologia

Acompanhado do prefeito de Recife, Geraldo Júlio, Cid Gomes visitou também o Centro Municipal de Educação Infantil Darcy Ribeiro.

Ali, acompanhou alunos entre 6 e 12 anos de idade em aulas de robótica e uso de tablets e tecnologia para a alfabetização.

“É fundamental ensinar as crianças a ler e a escrever logo nos anos iniciais; toda tecnologia inovadora, moderna, que estimule e auxilie nesse processo é muito bem-vinda”, disse.

“Estamos vendo que Recife está investindo nessa área, que, creio, ajudará a melhorar a qualidade do ensino.”

Durante visita à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o ministro pôde conferir diversas obras nos departamentos de medicina e de engenharias e nos laboratórios de tecnologia em petróleo, gás e biocombustíveis e da Central de Serviços de Apoio às Pequenas Empresas e Incubadoras Tecnológicas.

O ministro também visitou as instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Fonte: Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário