domingo, dezembro 28, 2014

Formigas ajudam a reduzir pragas urbanas ao comer quilos de lixo nas ruas


Já pensou no que uma formiga pode fazer por você? Além de ter um papel fundamental no ecossistema da Amazônia, as formigas são espécies de heróis invisíveis, responsáveis por reduzir pragas urbanas ao comer o lixo que deixamos pelas ruas.

A reportagem é de Gabriel Alves, publicada na Folha de S. Paulo, em 28/12/2014.

Alguns pesquisadores americanos decidiram medir o tamanho da ajuda de alguns artrópodes, filo de animais invertebrados que têm patas articuladas, como aranhas, formigas e centopeias.

A estratégia foi engenhosa. Os cientistas disponibilizaram comida em canteiros centrais e em parques de Nova York de duas maneiras: com e sem uma grade em volta. Animais maiores, como ratos, não eram capazes de se enfiar por entre as barras.

Conclusão: artrópodes conseguem contribuir tanto quanto ou até mais que roedores e outros animais maiores para a eliminação dos restos de comida.

O prêmio de artrópode do ano vai para as formigas do gênero Tetramorium. Com a ajuda delas, o time dos artrópodes consegue ter um desempenho bem melhor, consumindo 35% mais restos de comida.

Leia a reportagem completa na Folha de S. Paulo>Formigas ajudam a reduzir pragas urbanas ao comer quilos de lixo nas ruas

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário