sábado, setembro 20, 2014

Mais de 50 mil voluntários devem participar da limpeza de praias no Rio

Mais de 50 mil voluntários devem participar da limpeza de praias do Rio de Janeiro hoje (20), Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Desde cedo, na orla de Copacabana, pessoas catam guimbas de cigarro, canudos de plástico e outros pequenos resíduos sólidos.

A chilena Maria Ignez Gonzales, 28 anos, que está de férias na cidade, foi tomar um banho de mar e resolveu colaborar. “Encontrei mais tampas de garrafa e papel de embalagem,” disse. “A ideia é muito boa porque lembra que a responsabilidade de se manter as praias limpas é de todos nós. Fico feliz em poder ajudar”, destacou a turista.

A mobilização ocorre em todo litoral fluminense. Na capital, além de Copacabana, a limpeza também está sendo feita nas praias Vermelha, de Ipanema, da Barra da Tijuca, do Recreio, Macumba, Prainha, Ilha de Paquetá e da Ilha do Governador. No interior, o Dia da Limpeza mobilizou voluntários em Cabo Frio, Mangaratiba, Niterói, Angra dos Reis, Paraty e Campos.

O representante do Instituto Aqualung, que organiza o evento no estado, Hildon Carrapito, explicou que esse tipo de limpeza é extremamente importante, sobretudo para os animais marinhos, que podem se asfixiar com o lixo.

Na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul da cidade, outra iniciativa reuniu cerca de 150 trabalhadores de 14 empresas do setor de serviços que coletavam lixo, limpavam vias e separavam o lixo coletado, que será entregue a entidades locais de reciclagem.

O presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ), Ricardo Garcia, explicou que este é o sétimo ano dos mutirões de limpeza e que a ação ocorre em mais 12 capitais do país.

“Aproveitamos para demonstrar à população a importância do nosso setor econômico que, somente no Rio, emprega mais de 120 mil trabalhadores, e também ressaltar a importância do respeito ao meio ambiente e do descarte apropriado do lixo”, destacou.

Os voluntários também participaram de um concurso sobre sustentabilidade. Os autores das três melhores redações sobre o tema “Eu e a Sustentabilidade Ambiental” serão premiados com tablets. Na semana que vem, o sindicato divulgará os nomes dos vencedores pela internet.

Esta é 12ª edição do Dia Mundial de Limpeza do Planeta (Clean Up The World) que neste ano deve mobilizar 35 milhões de pessoas em 125 países em todo o mundo, segundo os organizadores.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário