sábado, setembro 20, 2014

Agricultores de Escada aprendem a filetar tilápia com aproveitamento do couro e carcaça


O Escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) , em Escada, em parceria com a Prefeitura e o Núcleo de Articulação e Fomento para o Desenvolvimento Sustentável da Mata Sul Pernambucana (NAF - Mata Sul), realizou nos dias 16 e 17/09/14, o Curso de Filetagem de Tilápia e Aproveitamento da Carcaça, para capacitar agricultores familiares. A iniciativa visou o fortalecimento da piscicultura na região, por meio da agregação de valor e da diversificação de produtos do pescado. O curso foi ministrado pela bióloga do NAF, Joana D’arc, e pelo engenheiro de pesca do IPA, Gilvan Lira, com apoio dos técnicos locais, Jackson Reis e Gustavo Lucas.

O curso apresentou os seguintes conteúdos: A situação Atual da Pesca e Aqüicultura, Boas Práticas de Manejo do Pescado; Características Organolépticas do Pescado; Viabilidade Econômica dos Cultivos e Rendimento Produtivo e Econômico da Carne da Tilápia; Formas de Aproveitamento do Couro na confecção de carteiras, bolsas, cintos e outros.

Durante a realização das atividades práticas, foi apresentado o manejo do filé da carne de peixe e a utilização do mesmo no preparo de alimentos, tais como: torresmo de peixe, delícia de peixe e bolinho de peixe, os quais foram degustados no final do evento por todos os presentes. Durante o encerramento, contamos com a presença do Diretor de Agricultura do Município de Escada, Sr. Luiz Buarque, supervisora do DEED, Cleide Miriam de Sá Portela, e a Técnica do NAF, Sra. Yulliana Cibele.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário