sexta-feira, agosto 22, 2014

TRE-PE inaugura cartórios eleitorais móveis


Na manhã de quarta-feira passada (20), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, na unidade da Rui Barbosa, inaugurou dois cartórios móveis, em cerimônia solene com presença da imprensa pernambucana. A estrutura foi adaptada em dois ônibus, onde cada um conta com quatro kits biométricos, com capacidade de atender cerca de 100 eleitores, em seis horas.

O Presidente do TRE-PE, Desembargador Fausto Campos certificou que o serviço já está pronto e partir de 3 de novembro de 2014, data em que o sistema de cadastro eleitoral reabre, após eleições de outubro, os ônibus começam a circular. "Este serviço facilitará a vida dos eleitores pernambucanos, pois, com os postos móveis, será possível atender aos eleitores em municípios, bairros e vilarejos que ainda não possuem cartório", comentou o presidente.

Em Pernambuco, são 151 cartórios eleitorais distribuídos em 123 cidades. Portanto, 61 cidades no Estado não possuem cartório eleitoral e o eleitor desses locais precisa se deslocar de outra cidade para poder ser atendido. Com a nova medida, a partir de novembro os eleitores serão contemplados em seus próprios municípios pelos dois ônibus eleitorais.

Além da revisão biométrica, serão disponibilizados os mesmos serviços dos cartórios fixos: emissão do primeiro título, revisão de dados eleitorais (troca de nome, endereço, etc), transferência eleitoral, segunda via de título, emissão de certidões eleitorais (certidões de quitação eleitoral, crimes eleitorais, filiação partidária) e outros. Também será possível realizar consultas de processos e procedimentos eleitorais.

Estiveram também presentes na solenidade o Vice-Presidente do TRE-PE, Desembargador Agenor Ferreira, o Juiz da Propaganda Eleitoral do Recife, Alexandre Pimentel, o Diretor-Geral do Tribunal, Robson Costa Rodrigues, além de Diretores e Secretários.

TRE-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário