domingo, junho 15, 2014

Primeiro gringo melhor do mundo no Maracanã, Messi estreia com Argentina na Copa diante da Bósnia


O Maracanã recebe neste domingo, pela sexta vez, um jogador com título de melhor do mundo. Mas ao pisar no gramado e abrir a participação do mítico estádio na Copa do Mundo de 2014, no duelo entre Argentina e Bósnia, pelo grupo F, às 19h, Lionel Messi fará História. Será a primeira vez que um jogador estrangeiro detentor de título de melhor do mundo jogará pela sua seleção no estádio.

Outros cinco melhores do mundo já estiveram em ação no Maracanã. Todos eles brasileiros, fosse por clubes ou seleção brasileira. Alguns têm passagem histórica, como Romário e sua atuação de gala contra o Uruguai, em 1993, nas Eliminatórias para a Copa do ano seguinte. Outros, nem tanto, como Ronaldo e a derrota de 1 a 0 em um amistoso diante da própria Argentina, em 1998.

Rivaldo, Kaká e Ronaldinho, os outros três, já atuaram no Maracanã pela seleção e deixaram gols. O primeiro em um empate em 2 a 2 com o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa de 2002, em 2000. Os outros em uma goleada de 5 a 1 sobre o Equador, em 2007, pelas Eliminatórias da Copa de 2010. Mas um gringo melhor do mundo, ainda não.

O encontro de Messi com o Maracanã aconteceu neste sábado. Nem mesmo os quatro títulos individuais dados pela Fifa, um recorde, foram capazes de tornar o momento indiferente. Messi sorriu com os companheiros, contemplou o estádio. Quatro horas antes, em seu perfil oficial no Facebook, o craque já demonstrara ansiedade em entrar no estádio.


"Com muita vontade de jogar no grande Maracanã pela primeira vez na minha vida e para começar com o pé direito no Mundial Vamos com tudo", escreveu o craque.

A tarefa para os bósnios, que vai participar da Copa pela primeira vez, é mesmo indigesta. Lionel Messi, aos 26 anos, vem sedento pelo que lhe falta na carreira: sucesso com a camisa argentina. A Copa do Mundo aparece como o melhor atalho para marcar seu nome diante de seu povo. Será o terceiro mundial de Messi. Em 2006 e 2010, o craque teve participações distintas. E fez apenas um gol, em 2006, na Sérvia, quando ainda era um garoto com potencial.

De lá para cá, o garoto cresceu, tornou-se ícone de bom futebol em todo mundo e abocanhou os quatro títulos de melhor do mundo da Fifa. A Copa do Mundo muda parâmetros na vida de um jogador. Até mesmo de Messi. O argentino está ansioso. O Maracanã, também. O quatro vezes melhor do mundo no Maior do Mundo.

FICHA TÉCNICA
ARGENTINA X BÓSNIA-HERZEGOVINA
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15 de junho de 2014, domingo
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Joel Aguilar, de El Salvador
Assistentes: William Torres e Juan Zumba, ambos de El Salvador


Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário