quinta-feira, junho 12, 2014

Petrolândia: Secretaria de Saúde faz marcações para exames de mamografias diariamente


A Secretaria de Saúde de Petrolândia informa que estão sendo feitas marcações de mamografias todos os dias para mulheres com mais de 40 anos. Os documentos necessários são xerox de CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência.

O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres, por afetar imensamente a feminilidade e atingir índices cada vez maiores de incidência em todo o mundo.

Pelo menos uma em cada dez mulheres terá câncer de mama este ano, segundo estimativas do Inca (Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro). O risco de desenvolvimento pode aumentar com a apresentação de outros fatores que interagem entre si para deflagrar a doença, como história familiar de câncer de mama (mãe, irmãs, filha ou avó com a doença), ausência de gravidez, pacientes que foram submetidas a biópsia mamária por lesões pré-malignas ou as que já tiveram o diagnóstico em uma das mamas. Apesar desses fatores, não há como prever o desenvolvimento ou não do mal em alguém. Nesse contexto em que a doença não pode ser evitada, mas sim prevenida e curada, se diagnosticada em fase precoce, é de extrema importância o conhecimento e a utilização das ferramentas de prevenção, como os exames que podem auxiliar na detecção da doença.A mamografia ainda é o melhor método para se diagnosticar o câncer de mama em uma fase inicial, antes que ele se dissemine para outros órgãos. Nesse estágio, em que o tumor habitualmente se encontra com menos de um centímetro, as chances de cura são da ordem de 90%.

Secretaria de Saúde de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário