sexta-feira, junho 27, 2014

Barragem tem só 23% da capacidade total em Petrolândia


A Barragem de Itaparica comporta aproximadamente 11 bilhões de metros cúbicos e está com apenas 23,9% desse índice, segundo a Prefeitura de Petrolândia. Situado neste município do Sertão pernambucano e inserido na Bacia do Rio São Francisco, o reservatório atende a municípios deste estado e da Bahia. A situação é crítica, porque na região a água é fonte para famílias dependentes da agricultura, piscicultura, indústria e comércio.

 A paisagem em volta da barragem mudou completamente. Há um ano, lugares que eram submersos, atualmente estão secos e o que se vê é o nível da água recuada, provocado pelas chuvas irregulares na região. A Bacia do Rio São Francisco já teve seu período chuvoso em abril e, portanto, depende de chuvas periódicas que só devem ocorrer no mês de outubro, ainda segundo dados levantados pela prefeitura. O sinal de alerta está aceso, já que a média de redução mensal é de 2,85%. Se a situação continuar dessa forma, nos próximos dois meses, o colapso será uma realidade no local.

De acordo com o secretário municipal Rogério Viana, da pasta de Desenvolvimento Econômico, a situação torna-se ainda mais apreensiva pela demanda que as águas de Itaparica atende. E o sistema de bombas que capta a água do reservatório já estaria prejudicado. “Começou a discussão a respeito da possibilidade da emissão do decreto de emergência, por conta da perda do volume do lago”, informa o secretário.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário