terça-feira, janeiro 07, 2014

Ribeirinhos protestam em Sergipe contra a degradação do Rio São Francisco



Procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes em Neópolis (SE)
Banco de areia formado por assoreamento entre Neópolis (SE) e Penedo (AL)

Gamal Alves, organizador do movimento # SOSVelhoChico

A tradicional festa do Bom Jesus dos Navegantes no município de Neópolis neste final de semana foi marcada também por uma manifestação de ribeirinhos contra a degradação do Rio São Francisco, em Sergipe. Entre as reivindicações está a liberação de mais água da hidrelétrica para o Baixo São Francisco, revitalizando assim, a força do rio. A manifestação foi organizada através de uma rede social.

Para o servidor público Matias Gonzaga, a revitalização é a solução. "Seria uma cheia programada, uma revitalização tanto nas margens do lado de Sergipe quanto do lado de Alagoas", observa.

De acordo com o organizador da manifestação, Gamal Alves, as alternativas encontradas até o momento não solucionaram o problema. "A transposição teve início, mas não foi finalizada. Nós estamos precisando é da revitalização", enfatiza.

Outra preocupação dos manifestantes são os bancos de areia no meio do rio formados quando a maré está baixa. "Antes eram 20 minutos para atravessar, hoje chego a ficar mais de 3 horas sem sair do lugar", afirma a professora Sally Magnes.

De acordo com os ribeirinhos, o rio perdeu as forças e os peixes são raros. "Antes pegar 50 kg de peixe era uma brincadeira. Hoje a gente pega 3 kg e quando pega", comenta o presidente da colônia de moradores Cícero Medeiros.

Fonte: Simaodiense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário