terça-feira, dezembro 31, 2013

Produção de banana no perímetro irrigado de Formoso é a maior do Nordeste

Comercialização da fruta poderá atingir 171 mil toneladas este ano

O perímetro irrigado de Formoso, em Bom Jesus da Lapa (BA), é o maior produtor de bananas do Nordeste. O valor bruto de comercialização da fruta até o final de novembro foi de mais de R$ 125 milhões, dos quais 75% referem-se à banana prata e o restante de nanica. Estima-se que hoje sejam gerados oito mil empregos diretos e 17 mil indiretos. A área irrigável de Formoso é de 12.028 hectares com cerca de 900 famílias residentes no perímetro.

Apesar de a cultura da banana ser o carro chefe do Perímetro Formoso, vem crescendo o interesse em áreas cultivadas com citrus, com destaque para a laranja, a tangerina e o limão. Culturas temporárias, como feijão, milho e melancia, também são exploradas, atingindo a produção de mais de 10 mil toneladas durante o ano de 2012. Já a produção de banana comercializada este ano, poderá atingir 171 mil toneladas.

O programa Mais Irrigação, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria Nacional de Irrigação (Senir) e executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), investiu cerca de R$ 17 milhões em diversas ações, como a recuperação do sistema de drenagem superficial, totalizando 120 km; reabilitação e modernização das estações de bombeamento principal e de pressurização, tanto na parte civil quanto na parte hidráulica, elétrica e mecânica, além de medição e automação; fornecimento de escavadeira hidráulica com diversas conchas, caminhão caçamba basculante e reboque, para os serviços de manutenção de drenos, canais e estradas; recuperação e ampliação da oficina e almoxarifado do Distrito de Irrigação Formoso; execução do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, nas jazidas utilizadas na construção do perímetro; e a instalação de cerca na área de reserva ambiental.

Para o secretário Nacional de Irrigação, Miguel Ivan, o crescimento na produção dos perímetros irrigados é visível. “A melhoria na infraestrutura dos perímetros públicos de irrigação por meio dos recursos do programa Mais Irrigação está possibilitando resultados positivos na produção. Não só em Formoso, mas em outros perímetros também. E esse é o nosso objetivo”, destaca.

Dentre as ações citadas, ainda estão em andamento a modernização das estações de bombeamento principal e de pressurização, a recuperação das estradas e canais e a instalação de cercas na área de reserva ambiental.

De acordo com o gerente regional de irrigação da 2ª Superintendência da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Antônio Carlos, os recursos investidos do programa Mais Irrigação ajudaram significativamente na melhoria do Perímetro Formoso. “A recuperação do sistema de drenagem foi decisiva para a solução de problemas em diversos lotes que tinham sua produção comprometida pelo alagamento de áreas produtivas nos períodos chuvosos. Como também as máquinas entregues ao Distrito têm proporcionado maior eficiência nos serviços de recuperação de trechos de estrada que se tornavam intransitáveis nos períodos chuvosos, além de promover a drenagem interna dos lotes”, explica.

Mineiro que adotou a Bahia

Antônio Márcio, 65 anos, nasceu e cresceu no município de São Gotardo em Minas Gerais. O mais velho de dez irmãos, trabalhou em empresa privada por 37 anos. Como ele mesmo conta que não se preparou para aposentar, em 2005 a convite do irmão decidiu ir para Formoso (BA). “Eu não entendia nada de agricultura irrigada. O que eu sabia era pouco por meus pais terem trabalhado em área rural. Mas, eu não estava preparado para aposentar, então decidi aprender e ficar no projeto Formoso”, conta.

Com uma área de 65 hectares, Antônio que é irrigante e presidente do Conselho administrativo do perímetro produz por ano cerca de 65 toneladas de banana. “Acredito que foi um desafio no início e agora posso dizer é que é uma grande vitória. E acrescento que dentro do projeto Formoso essa parceria Codevasf e Ministério da Integração nós conseguimos melhorar a infraestrutura. Mesmo com as dificuldades da seca, conseguimos produzir. Não iríamos conseguir tocar o projeto sem essa parceria”, diz.

Perímetro Formoso

O Perímetro Irrigado Formoso está situado no oeste do estado da Bahia, no município de Bom Jesus da Lapa, a uma distância média de 30 km da cidade, em área compreendida entre a margem esquerda do Rio São Francisco, margem direita do Rio Corrente e a estrada BR 349, que liga Bom Jesus da Lapa a Santa Maria da Vitória – BA, no médio São Francisco. A infraestrutura de uso comum do perímetro foi construída em duas etapas: Formoso “A” e Formoso “H”. O assentamento dos lotes no Formoso “A” teve início em 1989 e, em 1999 no Formoso “H”. O perímetro apresenta uma área irrigável de 12.028 ha, com um total de 1.114 lotes, sendo 1.031 de agricultores familiares e 143 de produtores empresariais.

Os principais mercados compradores da produção agrícola do perímetro são: Brasília, Goiânia, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e municípios circunvizinhos. As atividades industriais principais nos perímetros são a fabricação de doces e artesanatos com a fibra da bananeira.

Assessoria de Comunicação Social Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário