domingo, novembro 10, 2013

Petrolândia: Projeto Orquestra Jovem-O Som do Velho Chico entrega certificados a nova geração de músicos

Aparecida Rodrigues, maestro Deison Bezerra e prefeito Lourival Simões
Fotos: Assis Ramalho
Vice-prefeita Janielma Rodrigues
Araci Fernandes, Secretaria Municipal de Educação
Primeira Dama de Petrolândia, Anna Tereza compareceu ao evento
Quarteto de "Sax Lá em Casa" de Floresta-PE

Na noite da última quinta-feira, 7 de novembro, foi realizada a entrega dos Certificados de Conclusão do Projeto Orquestra Jovem - O Som do Velho Chico, no PETI de Petrolândia, Sertão de Itaparica. A Orquestra Jovem de Petrolândia é composta por 12 adolescentes da rede municipal de ensino. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Lourival Simões, Vice-Prefeita Janielma Rodrigues, Secretária de Educação Araci Fernandes, Primeira Dama e Secretária licenciada de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude e da Secretária interina da mesma pasta, Sra. Socorro Simões.

O projeto conduzido pelo maestro Deison Dário da Silva Bezerra, foi aprovado pelo Ministério da Cultura, e implementado com parcerias com a Prefeitura Municipal de Petrolândia e os programas sociais PETI e Projovem. O objetivo do projeto é promover a aproximação da música clássica e popular aos jovens e adolescentes da cidade, através de seminários, oficinas, aulas teóricas práticas. Iniciado no dia 13 de março de 2013, com apenas 8 meses, os alunos já participam de eventos no município.

O cerimonial de entrega dos certificados aos alunos que concluíram o curso foi conduzido por Aparecida Rodrigues (Cida), do Departamento de Cultura de Petrolândia.

O Maestro Deison Bezerra ressalta que “a música é um fator importante para o desenvolvimento social e cultural do ser humano, especialmente das crianças e adolescentes. Possibilita o fortalecimento do raciocínio lógico-matemático do senso estético, da percepção sonora e espacial, além da coordenação motora e capacidade inventiva. Participar de uma Banda, Orquestra, Coral é uma terapia para o corpo e mente. É vida social de qualidade, é refinamento de aptidões nobres. Os estudos demonstram uma relação direta entre o desenvolvimento mental e relacional nas pessoas que praticam música são evidentes. Todos deveriam ter uma vivência mais próxima e peculiar com a musicalidade. É certo que a música é um presente de Deus e é para todos.”

O evento teve a participação do Quarteto de Saxofones "Lá em Casa", do vizinho município de  Floresta.

Para ver todas as fotos, clique aqui>Entrega certificados Orquestra Jovem de Petrolândia

Orquestra Jovem de Petrolândia, uma nova geração de músicos

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Deison Bezerra
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário