quarta-feira, setembro 11, 2013

Prefeito de Tacaratu, Gerson Silva, assina convênio do Plano Nacional Viver Sem Limites


No último dia 04, o Prefeito de Tacaratu, Gerson Silva (PSB), e mais 117 prefeitos pernambucanos assinaram adesão ao Plano Nacional Viver Sem Limites. O convênio habilita as prefeituras a pleitear verbas de um orçamento total de R$ 7,6 bilhões, destinado a ações que beneficiem as pessoas portadoras de necessidades especiais. A assinatura do convênio aconteceu na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco. 

O evento contou com a participação do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, que destacou a importância de as cidades brasileiras serem adaptadas e focadas na acessibilidade. O Estado de Pernambuco teve um dos maiores números de adesões ao Plano Nacional Viver Sem Limites. O evento teve também a presença da Secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, e outras autoridades estaduais.

“Quando um município é acessível, ele é bom para todo mundo, porque cuidamos do futuro na velhice, e de toda a população, e os Prefeitos precisam governar pensando em todos. Nós, deficientes brasileiros, já somos 45 milhões, o que representa 23,9% da população”, enfatizou o secretário nacional. Ainda de acordo Ferreira, para que todas as obras contemplem pré-requisitos de acessibilidade, as prefeituras arcam com um adicional de apenas 2% do valor total de cada obra. “É muito pouco para o benefício que ganhamos”, frisou ele, parabenizando o Estado pela iniciativa.

O Plano Viver Sem Limites trabalha quatro eixos – acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade, e atua em parceria com 15 ministérios. Após assinatura do convênio, com todos os dados em mãos, o prefeito Gerson Silva considerou que o objetivo é investir em acessibilidade nas obras de reurbanização da cidade, assim como em qualificação profissional para que sejam aproveitadas as oportunidades geradas daqui para a frente em seu Município. 

Gérson Silva, prefeito de Tacaratu, 
entrevistado por Assis Ramalho
Segundo o prefeito de Tacaratu, o Plano Viver Sem Limites chega em boa hora e traz grandes oportunidades e perspectivas de melhorias para todas as pessoas do segmento. Concorda também com o que diz o Secretário Nacional, de que "é o momento para gestores municipais e estaduais que aderiram ao pacto acessarem as ações do Plano, que traz a possibilidade de melhorar bastante a cidade, melhorar as praças, os postos de atendimento de saúde, os centros de odontologia, entre outros tantos, com vistas a universalizar a oferta de Programas, Projetos e Serviços a esse público até então esquecido".

Ademais, segundo o prefeito Gerson, considera-se ainda que Tacaratu, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, também acaba de aderir ao BPC na Escola, visando identificar em todo território municipal, para inserir e acompanhar todas as crianças e adolescentes até 18 anos, com algum tipo de deficiência, que estão fora da escola, para a efetivação de ações inclusivas na educação.

Assessoria da Prefeitura Municipal de Tacaratu
Fotos: Prefeitura de Tacaratu e arquivo do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário