domingo, julho 07, 2013

Paulo Afonso(BA): Professores da rede municipal entram em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (8)

A partir desta segunda-feira (08), professores da rede municipal de ensino de Paulo Afonso estarão em greve por tempo indeterminado. Os educadores respaldados pela APLB (Sindicato dos Profissionais em Educação de Paulo Afonso e Região) saíram às ruas em protesto contra o prefeito Anilton Bastos (PDT) na manhã deste sábado (06). Eles querem o aumento de 7,97% concedido pelo Governo Federal em sua totalidade não fatiado como pretende o governo. Em nota, a APLB alega prejuízo para a categoria:

Em 2012 o repasse do FUNDEB foi 22,22%. Enquanto a categoria recebeu do referido percentual dividido em três vezes, sem retroativo, e somente em setembro recebeu integralmente, tendo grandes perdas ao longo do ano. Agora em 2013, não achando pouco as perdas do ano anterior o Poder Executivo fraciona 2,5% em maio e agosto sem retroativo, somente a partir de novembro pratica a integralidade da valorização do magistério em 7,97%, ou seja, no penúltimo mês do ano, com dez meses sem repasse do referido Fundo.

O que de fato ocorre na aplicação dos recursos na relação de pessoal, a educação é a pasta que mais tem recursos para ser aplicado, no entanto, os gestores se equivocam ao contratar pessoas sem critérios, com vinculações eleitoreiras e esquecem que há um limite e o mesmo deve está na sua aplicação de fundo desatrelados de compromissos eleitoreiros e demais Secretarias.



O grande desafio é aplicar a lei na íntegra porque 60% do fundo tem que ser aplicado aos Profissionais do Magistério em efetivo exercício, e demais 40% do fundo aplicar na manutenção do ensino e pagamento dos Trabalhadores em Educação.

O Sindicato reuniu-se várias vezes com o governo que, em nenhuma oportunidade apresentou proposta que não houvesse perdas.

Diante de tantos abusos do Poder Executivo, descumprindo o Plano de Carreira do Magistério, a categoria indignada e não aceitando mais perdas salariais resolveu em Assembleia Geral paralisar as atividades pedagógicas por tempo indeterminado ou até o Prefeito apresentar uma nova proposta.

Enquanto os professores decidiram não dar aulas a partir desta segunda (08), a secretaria de educação do município também emitiu nota sobre o episódio e diz que as aulas estão mantidas. Por conta do impasse, os próprios pais de alunos ainda não decidiram se levarão ou não seus filhos às escolas nesta segunda.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Blog de Ozildo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário