domingo, junho 30, 2013

"Petrolândia e o grande desafio de desenvolver o turismo". Artigo de Marcos Rogério Viana

Igreja Submersa no Lago de Itaparica em Petrolândia
Foto: Lúcia Xavier
Dentro da Rota turística Ilhas e Lagos do São Francisco, Petrolândia é considerada como município indutor. Esta liderança lhe coube pelo indiscutível potencial e nível de comprometimento da gestão municipal com o desenvolvimento da atividade. Neste momento, é considerado como um dos mais importantes, entre os 25 municípios revelação no turismo pernambucano. O programa "Fantástico", da Rede Globo de Televisão, tratou a “cidade submersa” de Petrolândia como um “tesouro perdido”, já o programa "Repórter Record", da TV Record, batizou-a de “Atlântida do Sertão”. 

Estamos na fase da estruturação e do fortalecimento da instância de governança local. É imprescindível que a comunidade local se aproprie dos benefícios que o turismo pode trazer. Alguns passos importantes, como a criação do Conselho Municipal de Turismo e a Secretaria Municipal de Turismo, foram dados. E, entretanto, muito ainda precisa ser feito, etapas precisam ser vencidas e não podemos ser ingênuos ao ponto de imaginar que em quatro ou em oito anos será feito tudo que é necessário. 

O ideal é que conseguíssemos seguir um passo a passo (não queimar etapas), mas, não é tão simples assim. O turismo é muito dinâmico e é impossível controlar ou ditar o ritmo do desenvolvimento da atividade, considerando que influencia e recebe influência de mais de quarenta atividades diferentes. Todavia, é necessário haver um mínimo de compasso entre os atores na atividade, sob pena de alguns avanços esconderem armadilhas que podem ser fatais nessa fase do processo de desenvolvimento. 

Como em todo começo existem os precursores. Na cidade de Triunfo, o investimento em um parque aquático foi o passo inicial. Em Piranhas e Canindé do São Francisco, nas Alagoas, a história começou com a construção do Xingó Park Hotel. Em Petrolândia, a construção do catamarã "Costa do São Francisco" deverá ser o “grande passo” para consolidação da atividade turística em nossa região. Acredito que, a exemplo de outros municípios, após esse primeiro passo haveremos de atrair mais investimentos. 

O catamarã "Costa do São Francisco" é um grande e ousado empreendimento que deve ser devidamente valorizado, viabilizado e aproveitado. Esse equipamento, mais que um amplo, confortável e seguro meio de transporte aquático no Lago de Itaparica, pela sua dimensão, será também um dos seus maiores atrativos. Porém, o sucesso depende não só do empresário que o está construindo, mas de todos nós e, em especial, do trade turístico local. 

É ingênuo acreditar que esse equipamento se viabilizará somente com os passeios da população petrolandense e do fluxo atual de turistas. É necessário que, no mínimo, 700 pessoas/mês façam o passeio no catamarã para que o projeto seja auto-sustentável. Caso contrário, o empresário certamente buscará alternativa mais rentável. O que, em princípio, parece ser uma dificuldade, na verdade, a depender do nosso esforço, pode constituir-se em inúmeras oportunidades. 

Imagine mais 700 pessoas todos os meses em nossa cidade buscando hospedagem, alimentação, artesanato, combustível, atrativos, passeios, entre outras coisas, e em quanto isso pode aumentar o movimento de hotéis, pousadas, restaurantes, lojas, postos de combustíveis, guias turísticos, barcos, bares, pizzarias, bancos, etc. 

O turista quando chega ao seu destino, basicamente procura o que tem para ver (atrativos...), para comer (restaurantes, bares, pizzarias...) e onde vai dormir (hotéis, pousadas...) com conforto, segurança e qualidade. O empresário Erivaldo Costa está terminando de construir um dos melhores catamarãs de nossa região e vai oferecer conforto, segurança e qualidade. E o restante do nosso conjunto de equipamentos relacionados ao turismo, seja nas três esferas governamentais ou na iniciativa privada, estão preparados?
É vital tomarmos consciência da importância do assunto e discutirmos imediatamente ações que garantam que a atividade turística continuará avançando.

Petrolândia-PE, 30/06/2013.
Marcos Rogério Viana
Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento de Petrolândia – PE

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário