sábado, junho 29, 2013

Petrolândia: Coordenadora de Agência Transfusional Hemope no município esclarece sobre doação de sangue

Criada em 25 de novembro de 1977, a Fundação Hemope é uma organização de caráter científico, educacional e assistencial que está vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco. Sua atuação se dá nos segmentos da Hemoterapia e Hematologia, através da produção científica, formação qualificada de recursos humanos e prestação de serviços especializados.

Além do Hemocentro em Recife, unidade coordenadora da hemorrede estadual, o Hemope, através da Gerência de Interiorização, conta atualmente com onze Unidades Hemoterápicas alocadas por todo o estado de Pernambuco, que atendem à demanda de sangue de suas respectivas regiões, além de suprir as Agências Transfusionais das áreas de sua abrangência.

Petrolândia conta com uma Agência Transfusional de Sangue desde 2004. Aqui recebemos Concentrados de Hemácias (bolsas de sangue) e Plasma Fresco Congelado, provenientes do Hemocentro Arcoverde. Atualmente realizamos em média 20 transfusões de sangue/mês, com 87 bolsas reservadas para cirurgias/mês. Contamos também com estoque de sangue “O”negativo para casos de acidentes graves, podendo atender a cidade, municípios vizinhos e região.

Com relação à doação de sangue, os interessados deverão se dirigir aos hemocentros mais próximos: Arcoverde ou Serra Talhada. A implantação de Hemocentros para doação de sangue, depende do número de habitantes do município, assim como também da disponibilidade de Médicos Hematologistas.

Anualmente a Secretaria de Saúde de Petrolândia realiza visita ao Hemocentro Arcoverde, levando doadores de sangue, para coletar e suprir os estoques, vez que aquele Hemocentro fornece bolsas de sangue para atender a demanda de Petrolândia. 

A próxima visita ao Hemocentro Arcoverde, para doação de sangue, será divulgada com antecedência no Blog de Assis Ramalho, para conhecimento de toda a população.

No mais, coloco-me à disposição para eventuais esclarecimentos e/ou dúvidas.

Atenciosamente,

Alessandra Jaques Marques
Farmacêutica Bioquímica
Coordenadora de Agência Transfusional de Petrolândia
Av. Djalma Wanderley, s/n - Centro - Petrolândia (PE)
Telefone (87) 3851-2262

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Dra. Alessandra Jaques Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário