domingo, maio 26, 2013

Jatobá: Gean Ramos tem duas músicas classificadas nas seletivas da São Paulo Exposamba 2013

Gean Ramos se apresentou em seletiva do Exposamba na Escola Estadual 
Jardim Aurora, na Zona Norte da capital paulista (Foto: Rafael Sette Câmara/G1)
O músico jatobaense Gean Ramos impressionou os júris da São Paulo Exposamba. Neste domingo (26) a canção "Joanas, Marias e Terezas", de Gean Ramos foi selecionada para a próxima etapa da mostra. No sábado, ele já tinha sido classificado com a música "Deus Salve o Samba", que fez em parceria com a cantora e compositora Camila Yasmine, que apresentou a música na seletiva. Neste domingo ele se apresentou na Escola Estadual Jardim Aurora, na Zona Norte da capital paulista.

"Eu vivo numa aldeia indígena que fica às margens do rio São Francisco. E carrego um pedaço muito forte da cultura pernambucana e popular dos povos dali. A cultura indígena é muito forte e tem também a influência do povo negro", disse ele à reportagem do G1.

A música selecionada neste domingo é uma prova da influência do nordeste nos sambas de Gean. Nela o compositor misturou o maracatu, ritmo musical típico de Pernambuco, com o samba. "Eu vi uma semelhança muito grande nos dois estilos, principalmente pela questão da percusão", explica.

Em "Joanas, Marias e Terezas", Gean faz uma homenagem às mulheres do Brasil. Incluindo a mãe dele, que o criou junto com 11 irmãos. "A minha mãe é índia e meu pai é filho de um negro com uma índia. A cultura que mais me influenciou foi a cultura indígena, que é onde eu moro e me relaciono".

Gean participou das seletivas do concurso com quatro composições, sendo duas individuais e duas em parceria com a cantora e compositora Camila Yasmine. Perguntado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho, na sexta-feira (24), sobre seu sentimento quando ele soube que quatro músicas haviam sido selecionadas, Gean afirmou: "Pra mim a conquista chega como reconhecimento e mostra que estou no caminho certo. Independente de vencer ou não, estou feliz." Torcemos pelo sucesso de Gean Ramos e Camila Yasmine, representantes do Sertão de Itaparica neste concurso.

A São Paulo Exposamba vai escolher cinco grandes composições, além de premiar o melhor intérprete e o compositor revelação. Este é o último fim de semana da fase de seletivas, que ocorrem em diversos centros educacionais e escolas da capital paulista e também do interior do estado. Em cada seletiva, um júri formado por pessoas da comunidade escolhe os dois melhores sambas, que passam para a próxima fase da mostra. No caso das apresentações deste domingo, na Escola Estadual Jardim Aurora, foram várias rodadas de apresentações, por isso mais canções se classificaram para a próxima etapa da Exposamba.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Gean Ramos e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário