quinta-feira, abril 25, 2013

Jatobá: Padre Antônio, um apaixonado pelo rio e pela pesca

Padre Antônio e sua paixão pelo rio e pela pesca.
(Fotos: Assis Ramalho)
Um homem simples, alegre, bom de papo, carismático e é apaixonado pela pesca. Esse é o perfil de Padre Antônio, um dos párocos mais queridos do sertão de Itaparica.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, Padre Antônio, que foi pároco da cidade de Petrolândia entre os anos de 1992 a 1996, e hoje reside na cidade vizinha de Jatobá, onde também é criador de peixes, falou um pouco da sua trajetória como pároco e de sua paixão pela pesca. 

Perguntado de onde veio a paixão pela pesca, ele afirmou que foi desde os tempos de infância, na Itália.
"Desde criança que eu adoro pescar. Eu nasci em uma pequena cidade, próximo a Milão, na Itália, e lá a minha maior diversão era pescar em um rio que lá existia e existe até hoje. E pra minha felicidade, depois que me tornei padre, vim para o Brasil ser pároco em cidades que eram banhadas pelas águas do rio São Francisco. Primeiramente, eu vim para a cidade de Paulo Afonso (BA), no ano de 1979, onde lá fiquei até 1992, quando eu fui transferido para Petrolândia (PE). Na cidade de Petrolândia, eu fiquei por aproximadamente quatro anos, saindo de lá em 1996, vindo para Jatobá, e aí foi quando eu passei a acompanhar nove associações de piscicultura espalhadas pelos municípios de Jatobá, Belém do São Francisco e Itacuruba, cidade onde eu também fui pároco."

Padre Antônio diz que o apoio as associações de piscicultura começou com o incentivo da Igreja Católica, através do então Bispo de Floresta, Dom Adriano.  
"Dom Adriano foi o grande incentivador para a criação das associações de Piscicultura na região. Se elas existem hoje, muito se deve a ele."

A nossa reportagem pergunta ao padre sobre o seu carisma junto ao povo.
"Dizem que eu sou carismático, mas carismático mesmo era Dom Adriano. Ainda hoje ele é muito querido em Petrolândia, onde foi pároco, em Floresta, onde foi um excelente Bispo por muitos anos, e em toda essa região."

Dom Adriano foi transferido de Floresta para a cidade de São Félix do Araguaia (MT), outra cidade ribeirinha, banhada pelo rio Araguaia. O seu substituto será Dom Gabriel, que deverá tomar posse no dia 26 de maio, segundo informou à nossa reportagem o Padre Antônio.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Um comentário:

  1. Que pena que o padre antonio teve sair daqui de paulo afonso pra mim ele faz muita falta mais que bom que ele estar bem e estar bém perto da gente saldades dele

    ResponderExcluir