quarta-feira, janeiro 16, 2013

Petrolândia: Com dinheiro que ganhou em Angola, Bambam Passos realiza sonhos em Petrolândia

Edivan Ormino, o popular Bambam Passos
Fotos: Assis Ramalho
 
O dinheiro que ganhou na África
é investido em negócios em Petrolândia
Em Petrolândia, aproveitando os últimos dias de férias, Edivan Osmino, popularmente conhecido como Bambam Passos, já está de malas prontas para retornar a Angola, na África. Edivan trabalha na cidade de Quibala, sul do país angolano, desde agosto de 2012, na função de operador de motoniveladora (patrol) da empresa Construtora Queiroz Galvão.

Na manhã desta quarta-feira (16), a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou o petrolandense Bambam Passos, para saber mais detalhes da rotina vivida por ele naquele país, onde tudo é tão diferente do Brasil.

Perguntado sobre os motivos que o levaram a aceitar o desafio de deixar o país e trabalhar no exterior, ele afirmou que o seu grande objetivo é fazer o chamado "pé de meia", ou seja, estabelecer-se financeiramente para comprar sua casa própria e montar um negócio (ponto comercial). Disse Babam:"Na verdade era um sonho trabalhar em Angola, porque eu já sabia que a empresa Queiroz Galvão, em que eu trabalho, pagava muito bem. E quando surgiu a oportunidade eu não pensei duas vezes, porque o meu grande sonho é juntar dinheiro para montar o meu negócio e ter a minha casa própria. Com o dinheiro que eu já ganhei lá, eu, junto com a minha noiva Valquiene, já demos o pontapé inicial. Já montamos um pequeno ponto comercial aqui, em Petrolândia, que ela toma de conta. Mas é apenas o começo, porque eu ainda pretendo ampliar, se Deus quiser'', disse.

Edivan explicou para a nossa reportagem que o salário que ele ganha é depositado em uma conta aqui no Brasil. "É norma da empresa. Nenhum funcionário vê a cor do dinheiro no final do mês, e nem durante o tempo em que em que estamos lá. Todo o final de mês, a Queiroz Galvão deposita o nosso salário em uma conta no Brasil. Sobre dinheiro para a nossa manutenção em Angola, a empresa dá a cada funcionário uma bonificação mensal de 340 dólares, o que é pra lá de suficiente. Dá até mesmo para a gente juntar e trazer para o Brasil, porque lá as opções de lazer são quase nenhuma. Quando chega o final de semana, a nossa opção é comprar umas cervejinhas e umas caninhas para tomar no alojamento. A minha grande diversão é o meu notebook, onde eu posso entrar em contato com a minha família e acompanhar as notícias pelo Blog de Assis Ramalho".

Perguntado sobre os costumes do povo de Quibala na Angola, Bambam disse que o que mais o impressiona é a falta de higiene, certos alimentos consumidos por eles e a bagunça no trânsito. "Eles se vestem normalmente, igual a nós aqui no Brasil, mas são descuidados com a higiene. A alimentação deles também é estranha. É comum a gente ver eles comerem ratos, cobras, cupim, entre outras doideiras. Outra coisa que me impressiona é a desordem no trânsito. O trânsito de lá é uma verdadeira bagunça. É preciso ter muito cuidado para não ser atropelado, porque eles não obedecem às sinalizações, usando mão e contramão na maior naturalidade. Pela facilidade que eles têm de comprar carros, por ser muito barato, é normal a gente ver automóveis abandonados pelos donos logo após sofrerem uma batida ou uma virada. Eles não têm costume de mandar consertar carros em oficina. Isso é muito raro por lá".

Perguntado sobre o tempo em que ainda pretende trabalhar em Angola, Bambam disse que os seus planos, a princípio, são completar dois anos por lá, mas não tem ainda nada definido. "Primeiramente, eu peço a Deus que me proteja e me livre de doenças, porque lá existe o perigo de a gente pegar febre tifoide, malária, entre outras doenças. Dando tudo certo neste período, quero me aperfeiçoar cada vez mais na execução do meu trabalho, obter conhecimentos e experiência de vida. Eu vou decidir o meu futuro com o passar do tempo'', finalizou Bambam Passos enquanto arrumava as malas, sob o olhar da noiva Valquiene.

Para ler a primeira matéria sobre Edivan Osmino em Angola, clique no atalho abaixo.
Clique>25/10/12 - Bambam Passos, um petrolandense em Angola, envia mensagem ao Blog de Assis Ramalho

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário