sexta-feira, novembro 16, 2012

Secretário de Petrolândia participa de reunião com representantes do BNB-Floresta

Assis Ramalho entrevista Marcos Rogério Viana
Foto: Otávio Rogério (arquivo)

Na manhã de quarta-feira (14), representantes de entidades do município de Petrolândia participaram de reunião com gestores do Banco do Nordeste em Floresta (PE). O motivo da reunião foi a demora na contratação de operações de emergência (crédito para estiagem), conforme matéria divulgada no Blog de Assis Ramalho no dia 1º de novembro.

Estiveram presentes ao encontro: Edmilson Vasconcelos, Gerente Geral do BNB-Floresta, Kátia Leal, Gerente do PRONAF no BNB-Floresta, Marcos Rogério Viana, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia, Luiz Gonzaga e Joana Nogueira, representantes de associações de produtores rurais, Natanael e Osvaldo Xavier, representantes do STR-Petrolândia, Sílvio, representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Petrolândia, projetistas, Adriano Manoel, representante do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco). 

Na reunião, o secretário municipal Marcos Rogério Viana, representando o Prefeito Lourival Simões, falou da parceria do BNB com a Prefeitura. Apesar de o município de Petrolândia ter cedido um espaço físico, servidores, projetistas e infra-estrutura para que o atendimento ocorresse dentro da própria Secretaria, infelizmente a liberação dos projetos não está fluindo dentro da expectativa, sobretudo, com relação ao crédito Estiagem, previsto para ser encerrado no mês de dezembro/12. Até o momento nenhuma proposta foi aprovada pelo IPA, mesmo diante da situação caótica enfrentada pelos criadores da área de sequeiro. 

Diante dos fatos, discutiu-se e acordou-se que, na próxima segunda-feira (19), a Gerente do PRONAF, Kátia Leal, participará de reunião técnica com projetistas e representantes da Prefeitura de Petrolândia na SEDETUR, com o objetivo de alinhar os critérios de análise dos projetos. A partir da terça-feira (20), os projetistas realizarão força-tarefa para visitas e elaboração de projetos para os criadores atingidos pela estiagem, para entrega da documentação ao BNB-Floresta até a sexta-feira (23/11). 

O Gerente Geral do BNB-Floresta, Edmilson Vasconcelos, garantiu que dará prioridade à análise desses projetos e acredita que num prazo de 15 dias os recursos serão liberados para todos os produtores que estiverem sem restrição cadastral. O gerente acrescentou que os produtores em situação de inadimplência no BNB devem procurar a agência de Floresta para serem beneficiados com medida provisória que concede descontos, alonga os prazos e limpa o nome dos devedores. 

O Secretário de Políticas Agrícolas do Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolândia, Sr. Natanael, assumiu o compromisso de regularizar rapidamente a situação da entidade junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA para que o Sindicato possa emitir Declarações de Aptidão ao Pronaf - DAP. O documento é necessário para o acesso às linhas de crédito especiais.

Para ler a matéria anterior, sobre demora na liberação dos créditos pelo BNB, clique no atalho abaixo:

Da redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário