terça-feira, outubro 23, 2012

Petrolândia: Aluno da Escola Jatobá conquista prêmio em concurso de caricaturas

Felipe Marques, aluno da Escola de Jatobá
caricatura de Rita Lee (Felipe Marques)
No último domingo (21), o estudante petrolandense Felipe Marques Rocha Menezes, estudante da 7ª série (8º ano) da Escola de Jatobá – Ensino Fundamental e Médio, do município de Petrolândia –PE, conquistou o 1º lugar, na categoria Caricatura Estudante. 

O concurso faz parte do 1º Salão Internacional de Humor Gráfico, realizado na Galeria Janete Costa, dedicada ao gênero feminino, onde foram anunciados os vencedores, entre os mais de 800 cartuns e caricaturas enviados do mundo inteiro. Idealizado pelo chargista pernambucano Samuca, o Salão recebeu trabalhos de 63 países como Irã, Bélgica, Alemanha, Cuba e Brasil.Cada trabalho contém uma visão sobre o “que é ser mulher". A exposição segue até o dia 18/12/2012. 

Felipe Marques, filho de Antônio Rocha Menezes e Zélia Marques Gomes de Menezes, apresentou uma caricatura da cantora Rita Lee e declarou-se surpreso em obter o primeiro lugar no concurso, de nível internacional. Ele agradeceu a oportunidade que lhe foi proporcionada e disse que "deseja ver de perto essa exposição, se Deus quiser”. O estudante receberá um prêmio de 1 mil reais para compra de material educativo. Além de ser publicado no Caderno C do Jornal do Commercio, edição de 22/10/12, o trabalho de Felipe Marques será divulgado no catálogo do 1º Salão Internacional de Humor Gráfico.

Estão de parabéns, também, mais dois alunos da Escola de Jatobá, cujos trabalhos foram selecionados dentre os noves alunos que representaram Pernambuco no concurso. Wagner dos Santos Silva, aluno do 2º EM, participou com a caricatura de Ivete Sangalo e Jeferson Anderson da Silva Brandão, aluno do 1º EM, com a caricatura de Dilma Roussef. 

O Blog de Assis Ramalho parabeniza os estudantes que participaram do concurso. Ressaltamos que, dentre outros critérios, um é determinante para a análise de desenhos: a originalidade. Infelizmente muitos talentos se perdem atualmente, na era dos mangás, porque, em vez de criar e desenvolver o próprio estilo, os jovens apenas copiam seus personagens preferidos. É mais criativo e original desenhar uma HQ ou charge com personagens "palitos" em situações inéditas do que desenhar um mangá com personagens copiadas. Desejamos sucesso aos jovens e que mais desenhistas sejam revelados em nossa cidade.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Escola de Jatobá/divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário