sábado, setembro 29, 2012

Petrolândia: Sindicato dos Trabalhadores Rurais comemora dia dos aposentados

José Maurício, presidente do STR-Petrolândia
José Rodrigues, Coordenador da Terceira Idade da FETAPE
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Petrolândia, sertão de Pernambuco, promoveu na sua sede, neste sábado (29), um dia de forró para os aposentados.

Poeta José Luiz e José Rodrigues 
Antes do arrasta-pé, houve programação variada. O Coordenador da Terceira Idade da Fetape (Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco), José Rodrigues da Silva, proferiu palestra acerca dos direitos do idoso.

José Rodrigues é ex-presidente da Fetape, eleito pela primeira vez em 1978, numa das eleições mais concorridas da história da entidade. Manteve-se no cargo por cinco mandatos consecutivos.
Em seu histórico da Fetape consta que, em 1979, coordenou a maior Campanha Salarial e a Greve dos Canavieiros de Pernambuco, a primeira categoria no meio rural a realizar uma greve após o golpe de 1964. Em sua gestão, José Rodrigues abriu o processo de discussão sobre a democratização do processo eleitoral das entidades sindicais e a Fetape se tornou a primeira Federação de trabalhadores do país a realizar eleições internas durante Congressos da categoria, inserindo, dessa forma, os trabalhadores e dirigentes sindicais de base no processo eleitoral. Em 1996 deixou a presidência e assumiu a Diretoria de Política Salarial da entidade, e em 2010 deixou essa Diretoria, para assumir a coordenação da Terceira Idade.

O poeta da literatura de cordel, José Luiz da Silva, fez palestra sobre o cordel e lançou seu novo livreto ("A união que ameniza a dor: Riacho do Navio, Pajeú e São Francisco") e o poeta repentista Caetano também fez uma bonita apresentação, cuja primeira parte registramos em vídeo (abaixo). O forró foi iniciado após as apresentações culturais e discursos do presidente do STTR-Petrolândia, José Maurício, e outras personalidades.

Parabéns ao STTR e à FETAPE pela festa bem organizada e pela distribuição do Estatuto do Idoso.

Para ver todas as fotos do evento, clique no atalho abaixo:
Clique>tps://plus.google.com/u/0/photos/114906541770310634201/albums/5793672144914961025


Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier
Consulta: Fetape

Nenhum comentário:

Postar um comentário