sexta-feira, março 16, 2012

Prefeito de Petrolândia e Secretário de Agricultura e reforma Agrária de Pernambuco negociam com invasores do reservatório da Chesf

Neste momento, o Prefeito de Petroândia, acompanhado com o Secretário de Agricultura do Estado de Pernambuco, Ranilson Ramos acaba de chegar ao reservatório da Chesf, localizado no Sítio Quixabinha, divisa entre os Municípios de Tacaratu e Petrolândia  para negociar com os invasores do MST.

Na manhã de domingo (04), mais de 700 famílias invadiram a estação de recepção e bombeamento e acamparam numa área pertencente à Chesf. Os ocupantes da área são assentados ligados ao MST. Eles reivindicam que a Chesf providencie o abastecimento de água para os assentamentos.

Diversas agrovilas possuem perímetros irrigados, entre elas as Agrovilas do Bloco 02 da Reta, onde são produzidas frutas e verduras. O fornecimento de água para os empreendimentos rurais foi interrompido no domingo, quando lideranças do MST ocuparam o Reservatório da Chesf, situado no sítio Quixabinha, e fecharam a válvula.

Os agricultores interromperam a irrigação em protesto. Eles afirmam que, em 2005, fizeram acordo com a Chesf para que a água também chegasse a 21 agrovilas e seis assentamentos. Mas, de acordo com o MST, atualmente 1.300 famílias ainda dependem da água de poços e do abastecimento de carros-pipa.

Para permitir que essas agrovilas e assentamentos também possam se tornar produtivos, os ocupantes da área pressionam a Chesf para canalizar água suficiente, atendendo às necessidades de todos.

A qualquer momento o Blog de Assis Ramalho volta com mais informações sobre as negociações do Secretário Ranilson Ramos e o Prefeito Lourival Simões com os líderes do MST no reservatório da Chesf

Nenhum comentário:

Postar um comentário